Com um sorriso largo e a emoção estampada no rosto, Franciéli Pinheiro caminhou a passos largos até o palco do Auditório Garapuvu, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, para receber o certificado de primeira classificada quilombola no Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC em Medicina das mãos da pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade, Leslie Sedrez Chaves. A cerimônia aconteceu na quinta-feira (16).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Franciéli descreveu a sensação de ser homenageada como “muito emocionante” e “uma felicidade ímpar”. Aos 32 anos, ela conta que sempre teve o sonho de estudar na UFSC, quarta melhor universidade do Brasil no Interdisciplinary Science Rankings 2025 do Times Higher Education (THE).
Natural de Campos Novos, no Meio-Oeste catarinense, a jovem vai estudar no campus de Curitibanos, a cerca de 72 quilômetros de distância da sua cidade natal.
Não foi uma jornada fácil para Franciéli chegar até o topo. A jovem já é formada em Química, pelo Instituto Federal de Goiás e, portanto, já trabalhava na área. Atuando como professora na rede estadual de ensino por cerca de 46 horas semanais, durante todo o dia, não sobrava muito tempo para estudar para um curso tão concorrido.
Continua depois da publicidade
Porém, Franciéli não desistiu e a cada brecha em seu dia, folheava os livros para buscar conhecimento e passar no Vestibular Unificado.
— Estudava sempre que podia, já que o trabalho ocupa a maior parte do tempo — conta.
Sonho de criança
Para Franciéli, cursar Medicina parecia um sonho distante. Essa foi a segunda tentativa da jovem que, felizmente, deu certo. Desde criança, ela via a profissão como um exemplo, em que ela poderia ajudar outras pessoas.
— Sempre sonhei por ser um exemplo [de profissão] e por poder ajudar as pessoas — destacou.
Leia também
Continua depois da publicidade
Concurso dos Correios tem resultado preliminar divulgado; veja como conferir