A Quacquarelli Symonds, empresa britânica especializada na análise de instituições de ensino superior em todo o mundo, classificou a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) como uma das melhores universidades do Brasil em diversas áreas. A empresa divulgou nesta quarta-feira (3) os resultados do QS Subject Ranking, que anualmente avalia quais são as melhores universidades em 51 diferentes áreas do conhecimento, divididas em cinco grupos principais.
Continua depois da publicidade
A UFSC foi destaque nas áreas de Artes e Humanidades, Engenharia e Tecnologia, e Ciências da Vida e Medicina. A instituição é a quinta melhor federal e a nona melhor universidade do país (incluindo particulares) em Artes e Humanidades, com Língua Inglesa, Literaturas, Arquitetura e Linguística em destaque.
Em Engenharia e Tecnologia, a UFSC é a terceira melhor federal e a sexta melhor do Brasil, especialmente em Engenharia Elétrica, Eletrônica e Química. Já em Ciências da Vida e Medicina, a universidade é a sexta entre as federais e a nona no ranking geral, destacando as áreas de Agricultura e Sivicultura.
> Pesquisas sobre Covid-19 colocam UFSC em destaque durante a pandemia
Cada uma das 1453 universidades, de 85 diferentes lugares do mundo, foi avaliada com base em quatro indicadores: reputação entre os acadêmicos; reputação entre os empregadores globais; número de citações de pesquisa por artigo (em cada assunto específico); além do chamado “índice H”, que mede a produtividade e o impacto de cada cientista ou acadêmico publicado em uma universidade. Mais de 13,9 milhões de artigos inéditos, que somaram cerca de 81 milhões de citações, foram avaliados para o QS Subject Ranking.
Continua depois da publicidade