Correção: Do dia 22/12 às 10h30min do dia 23, a matéria informou com erro a lista dos IGC mais altos em SC. A ordem das instituições foi republicada.

Continua depois da publicidade

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu a sexta maior nota entre as instituições públicas de ensino brasileiras avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) no Índice Geral de Cursos (IGC) – na lista completa, com mais de 2 mil entidades públicas e privadas, a UFSC ficou em 15º.

Com uma pontuação de 4,129 – sendo 5 a máxima –, a universidade é a única catarinense a figurar na faixa mais alta do ranking. Nesta terça, a pasta também divulgou as notas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), a prova anual considerada o principal elemento para o cálculo do IGC.

O índice de cursos é usado pelo MEC para mensurar o desempenho do ensino superior no Brasil e guiar políticas públicas e investimentos. Assim, instituições que ficam com notas entre 0 e 2 são consideradas “insatisfatórias” e passam por critérios mais rigorosos, enquanto as que ficam entre 4 e 5 são consideradas as melhores.

Continua depois da publicidade

Apenas 24 instituições ficaram com a pontuação máxima no IGC – sendo 12 públicas. A UFSC teve 52 cursos avaliados e é a única catarinense que ficou nesta faixa máxima. Já a Universidade do Estado de SC (Udesc), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a Unidavi e a Univali, entre outras, ficaram na faixa dos 4 pontos.

– Se pegarmos apenas a nota do Enade já temos um cenário bastante positivo e que vem melhorando anualmente, mas é importante relacioná-la a diversos outros resultados, como os prêmios Jovem Cientista ou o Capes de Tese (ambos vencidos por estudantes da UFSC em 2015) – comemora a reitora da UFSC, Roselane Neckel.

O Enade é uma avaliação feita com estudantes do primeiro e do último ano de cada curso, em instituições públicas e privadas em todo o país. As pontuações publicadas nesta terça dizem respeito às provas de 2014, quando foram analisados 6,8 mil cursos em 2.042 instituições. A UFSC obteve média 3,656 no Enade do ano passado.

Continua depois da publicidade

As 5 com IGC mais altos:

UFSC – 4,129

SOCIESC – 3,736

FAACH – 3,644

UDESC – 3,471

UFFS – 3,458

As 5 com IGC mais baixos:

Faculdade de Tecnologia Senai Florianópolis – 1,935

Faculdade Barddal de Artes Aplicadas – 1,635

Faculdade Metropolitana do Planalto Norte – 1,625

Faculdade União Bandeirante – 1,435

Faculdade de Tecnologia Assessoritec – 1,072