Nesta quarta-feira (28), acontecem as eleições para a reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A votação em primeiro turno, iniciada às 8h, vai até as 21h. Para ser eleito, um dos candidatos precisa de mais de 50% dos votos. Se houver necessidade, o segundo turno ocorre no dia 11 de abril.
Continua depois da publicidade
Três nomes concorrem ao cargo: Edson De Pieri, Irineu de Souza e Ubaldo Balthazar. O posto ficou vago após a morte do professor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em 2 de outubro de 2017.
Na verdade, todo o processo passa pela consulta da comunidade universitária e pelo Conselho Universitário. Uma lista tríplice é encaminhada para o Ministério da Educação para que o Presidente da República nomeie o novo reitor. Pela legislação, a universidade teria 60 dias para escolher o novo gestor, mas o MEC concedeu um prazo maior à UFSC devido aos últimos acontecimentos.
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) está apoiando as eleições na UFSC. Foram disponibilizadas 84 urnas, distribuídas entre os campus Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. Cerca de 40 mil eleitores estão aptos a participar do pleito. Esta é a sexta eleição para reitor na universidade com os equipamentos eletrônicos.
Continua depois da publicidade