A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) emitiu uma nota nesta sexta-feira (15) expressando preocupação pela realização do Enem em seu espaço físico. Segundo a universidade, em um acordo prévio liberava a ocupação das salas em 40% da capacidade, valor que foi aumentado para 80%. 

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp

A mudança, segundo a UFSC, foi feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pela Fundação Cesgranrio, responsável pela organização e realização do exame.

A Universidade tomou conhecimento sobre a mudança e enviou na última terça-feira (12) um ofício ao Inep e ao Cesgranrio solicitando o cumprimento do acordo anterior de 40%. Contudo, não houve retorno das instituições. 

> MEC abrirá 93 mil vagas no Fies para financiamento de mensalidades no ensino superior

Continua depois da publicidade

Já na quinta-feira (14), a UFSC enviou ofícios às secretarias Municipal e Estadual da Saúde (SES) e ao Ministério Público Federal (MPF) em Santa Catarina. Em resposta, a Diretoria de Vigilância em Saúde de Florianópolis e a Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde ressaltaram que os candidatos devem seguir as medidas impostas no Estado — uso de máscaras, distanciamento de 1,5m e a disponibilização de álcool em gel.

Já o documento encaminhado ao MPF foi recebido pelo procurador Cláudio Valentim Cristani. A reportagem tentou contato com Cristani por meio da assessoria do MPF, mas foi informada que ele está de férias e que o caso foi encaminhado ao procurador da República Eduardo Barragan. Contudo, não foi possível contato com ele. 

> Enem 2020: Professores de Florianópolis dão aulas gratuitas pela Twitch

Em nota, a UFSC diz não desejar comprometer a realização do Enem, mas ressalta que a evolução da pandemia no país “demanda medidas rigorosas e as ações adotadas têm o único objetivo de preservar vidas”.

Leia mais:

Vacinas da Covid-19 terão escolta após chegada em SC e devem ser entregues às cidades em 24 horas

Moisés oferece leitos em Santa Catarina para pacientes de Manaus

“O vírus mexe com a maneira que o cérebro produz energia”, diz neurocientista