A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está entre as 19 melhores universidades brasileiras, de acordo com um ranking que avalia como as instituições de ensino estão em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O resultado do Impact Rankings 2022 foi publicado pela Times Higher Education (THE). 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

O levantamento avalia as universidades de acordo com os 17 ODS da Agenda 2030 da ONU. Ao todo, 1.406 instituições de 106 países/regiões participaram da avaliação. 

> Bloqueio milionário no MEC ameaça funcionamento da UFSC

Em nível mundial, a UFSC ocupa a posição 401-600 das universidades ranqueadas, com pontuação de 65.0 a 71.9. São três os objetivos em que ela se destaca: 

Continua depois da publicidade

  • ODS 9: Indústria, inovação e infraestrutura, onde a UFSC alcançou a 23º colocação entre 785 instituições na categoria. A pontuação foi de 98.4. 
  • ODS8: Emprego digno e crescimento econômico. Nessa categoria, a universidade teve 65 pontos e ficou entre 101 – 200 entre 849 instituições. 
  • ODS 5: Igualdade de gênero. Com pontuação de 63.3, a UFSC alcançou uma colocação entre 101-200 entre 938 universidades. 

Universidade australiana lidera lista 

De acordo com o ranking, a Western Sydney University, da Austrália, foi a universidade com o melhor desempenho geral. Em seguida veio a Arizona State University, dos Estados Unidos, e a Western University, do Canadá. 

Já entre as brasileiras, a Universidade de São Paulo (USP) foi a que apresentou o melhor desempenho, ficando em 62º lugar no geral. O Impact Rankings 2022 compara cada universidade em quatro áreas: pesquisa, administração, extensão e ensino. 

Leia também: 

Escolha do novo reitor da UFSC vai para Bolsonaro após polêmica e manobras

Continua depois da publicidade

Udesc anuncia entrega de marmitas caso RU permaneça fechado

Enem será em novembro e inscrições começam em maio; veja cronograma