A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) anunciaram nesta quarta-feira (17) que vão realizar o vestibular deste ano em parceria. No ato da inscrição, o candidato deverá decidir em qual instituição pretende estudar.

Continua depois da publicidade

Para as duas instituições, uma das vantagens é ampliar o número de locais de aplicação das provas. Isso porque os candidatos poderão optar por fazer o vestibular nos campi da UFFS, no Paraná e no Rio Grande do Sul, enquanto os candidatos que desejam cursar a universidade da fronteira podem optar pelas provas em cidades mais afastadas, como no litoral de Santa Catarina, por exemplo.

Segundo as instituições, o edital com todos os detalhes sobre a seleção deste ano deverá ser divulgado em setembro, quando as inscrições forem abertas. Já as provas estão marcadas para os dias 7, 8 e 9 de dezembro.

As questões serão elaboradas pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), que é gerida pela UFSC. O programa das disciplinas a serem cobradas nas provas e a lista de obras literárias que devem ser lidas pelos candidatos está disponível no site da universidade.

Cotas e Sisu

Ainda de acordo com as instituições, os sistemas de cotas da UFSC e a UFFS serão mantidos com as mesmas políticas de cada universidade. Da mesma forma, o ingresso de alunos pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu) continuará a ser gerenciado de forma individual.

Continua depois da publicidade