Diante das fortes chuvas que atingem a Grande Florianópolis, a UFSC e a Udesc optaram por manter as aulas nesta segunda (15), mas recomendaram que os professores avaliem a flexibilização de atividades docentes. O mesmo vale para os serviços administrativos.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Em nota, a UFSC informou que os docentes devem evitar prejuízos aos estudantes que não puderem se deslocar ao campus. A universidade disse que segue acompanhando o tempo. “As previsões mais recentes indicam uma redução dos volumes de chuvas entre a noite deste domingo e manhã de segunda-feira, mas com possibilidade de maior precipitação no período da tarde para a noite desta segunda-feira”, diz o texto.

A Udesc autorizou que as atividades ocorram de forma remota, pela internet, ou “com adoção de outras estratégias de atividades pedagógicas não presenciais”. A instituição disse que, nesse caso, os docentes devem comunicar estudantes. “A equipe diretiva da Udesc Ceart continuará monitorando a situação climática e emitirá novas orientações, se necessário”, conclui.

Veja a nota completa da UFSC

Diante da complexidade das previsões sobre as chuvas nas próximas horas e considerando os impactos na mobilidade da região da Grande Florianópolis, a Reitoria da UFSC recomenda que nesta segunda-feira, 15 de abril, os docentes busquem flexibilizar a frequência e as avaliações agendadas, evitando prejuízos aos estudantes que não puderem se deslocar ao Campus de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Portanto, as atividades letivas estão mantidas em todos os campi da UFSC nesta segunda-feira, mas a Reitoria recomenda que todos continuem acompanhando as informações e os novos avisos sobre a atualização do cenário, que poderão ser transmitidas ao longo do dia.

Em relação às atividades administrativas, a orientação é de que os servidores docentes e técnicos-administrativos mantenham o planejamento, mas avaliem a situação do entorno das residências e da mobilidade antes de se deslocarem para a UFSC.

As previsões mais recentes indicam uma redução dos volumes de chuvas entre a noite deste domingo (14/04) e manhã de segunda-feira, mas com possibilidade de maior precipitação no período da tarde para a noite desta segunda-feira (15/04).

A Reitoria vem seguindo as orientações e os protocolos do Comitê de Eventos Climáticos, recentemente instalado na UFSC. O Comitê está em diálogo permanente com o Gabinete da Reitoria para acompanhar a evolução efetiva dos volumes e dos impactos das chuvas na mobilidade e nos campi.

Continua depois da publicidade

Veja a nota completa da Udesc

A Direção Geral da Udesc Ceart informa que as atividades administrativas e acadêmicas do centro estão flexibilizadas nesta segunda-feira, 15 de abril, devido às fortes chuvas que estão provocando impactos na Grande Florianópolis.

Assim, de acordo com o artigo 12 da Resolução 062/2022 Consuni, a Diretora Geral autoriza técnicas/os a trabalharem excepcionalmente de forma remota, devendo comunicar sobre a adoção do teletrabalho às suas chefias.

Já as aulas poderão ocorrer de modo online ou com adoção de outras estratégias de atividades pedagógicas não presenciais na graduação e pós-graduação, de acordo com o disposto na Resolução nº 023/2023 Consuni. Neste caso, docentes devem comunicar estudantes e Chefia de Departamento ou Coordenação de Pós-Graduação sobre a adoção destas atividades.

A equipe diretiva da Udesc Ceart continuará monitorando a situação climática e emitirá novas orientações, se necessário.

Continua depois da publicidade

Desejamos que todas e todos fiquem bem e seguras/os.

Leia também

Chuva deixa Florianópolis debaixo d’água na noite deste domingo

“Sem água e comida”, relatam motoristas presos na BR-101 após deslizamento no Morro dos Cavalos

Cidades mais afetadas pela chuva em SC contabilizam estragos e desalojados