Doze programas de pós-graduação de nove universidades brasileiras foram selecionados para fazer parte da Universidade em Rede do Brics (grupo de países emergentes que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Este é um resultado preliminar, já que ainda cabe recurso em até cinco dias corridos. A Universidade Federal de Santa Catarina é uma das selecionadas, para contribuir com cursos na área de energia, ao lado da Federal de Viçosa (MG).

Continua depois da publicidade

Além de energia, há cinco áreas do conhecimento (ciência da computação e segurança da informação, estudos dos Brics, ecologia e mudanças climáticas, recursos hídricos e tratamento da poluição e economia) com duas instituições escolhidas por meio dos programas de pós-graduação, reconhecidos e recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com nota seis ou sete.

Universidade dos Brics pretende criar bolsas de estudos

A Universidade em Rede do Brics vai permitir o desenvolvimento de programas bilaterais e multilaterais de ensino e pesquisa, a formação conjunta de mestres e doutores, além de permitir intercâmbio de discentes, docentes e pesquisadores.

Continua depois da publicidade

Na prática, o sistema é como uma espécie de Ciências sem Fronteiras voltado para a pós-graduação para ampliar o processo de internacionalização no ensino superior – ainda incipiente no país. Para quem integrar essa iniciativa, o título de mestrado ou doutorado será automaticamente válido nos países participantes.

O objetivo é distribuir bolsas, mas falta definir como será o financiamento, como selecionar estudantes que farão estágios e disciplinas nos países integrantes e também falta definir se a universidade em rede terá uma representação física ou contará somente com a estrutura das próprias instituições participantes.

Segundo o cronograma do edital, no entanto, o resultado final das escolhidas (passado o prazo para recurso) será divulgado no próximo dia 22 e a intenção é começar as atividades em abril.

Continua depois da publicidade

Discussões ocorrem há dois anos entre os países

Outro objetivo do programa é facilitar o desenvolvimento sustentável dos países pertencentes ao bloco, disseminando conhecimento e habilidades com pesquisas conjuntas e atividades educativas.

Desde a 1ª Reunião de Ministros da Educação do Brics, em Paris, em novembro de 2013, há a discussão de estabelecer uma rede de cooperação universitária em temas prioritários para os cinco integrantes do bloco. Em março de 2015, foi estabelecido um grupo para negociar os princípios da universidade em rede e cada um dos cinco países criou um comitê coordenador nacional. O edital brasileiro para seleção das universidades foi publicado em dezembro do ano passado.

Continua depois da publicidade