A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Federal (IFSC) terão um vestibular unificado pela primeira vez. Os candidatos que farão a prova em dezembro poderão usar o resultado para pleitear vagas em ambas instituições de ensino. Somadas, são 5.485 vagas em disputa.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O edital do vestibular será lançado no dia 5 de setembro e as inscrições começam no dia 12 do mesmo mês. As provas vão ocorrer em 10 e 11 de dezembro.

A unificação ocorre após o IFSC optar por voltar a ter provas de vestibular. A instituição, conforme explica a chefe do Departamento de Ingresso da instituição, Giselli Dandolini Bonassa, usava como ingresso o Sisu.

“Com o passar dos anos, observou-se que o ingresso via Sisu era pouco satisfatório. Elucidativamente, temos o ingresso no semestre 2022/1 com mais de trezentas vagas (próximo de 20% da vagas ofertadas) sendo disponibilizada em edital de vagas remanescentes, já adentrando o período letivo dos cursos”, escreveu Giselli em e-mail enviado ao Diário Catarinense.

Continua depois da publicidade

Mesmo assim, a Instituição pontua que pontos positivos no Sisu, como a possibilidade de pessoas de outras regiões se inscreverem no IFSC. Assim, a instituição terá os dos modelos de seleção.

A presidente da Comissão Permanente de Vestibular (Coperve), Maria José Baldessar, explica que a UFSC terá como contrapartida o uso do espaço físico dos 22 câmpus do IFSC para aplicação da prova. Anteriormente, a universidade alugava salas para a realização do vestibular.

Ambas instituições sofreram cortes orçamentários promovidos pelo governo federal. A diminuição no repasse afetou setores da universidade, mas não teve impacto direto na realização do vestibular unificado. A preocupação é com os auxílios permanência e como a manutenção dos alunos na universidade

A taxa de inscrição do vestibular será de R$ 155, mas há possibilidade de pedir isenção.

Na UFSC serão ofertadas 4.521 vagas distribuídas nos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville.

Continua depois da publicidade

Já no IFSC, são 964 divididas nas unidades de Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São José, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema e Xanxerê.

Veja vídeos do NSC Total 

Leia também

Sede própria da UFSC em Blumenau será tema de uma audiência que poucos poderão assistir

Lei de cotas em SC: “Branco fez bronzeamento para ter a vaga”, diz ativista

SC tem 20 bolsas de estudo para curso de TI oferecido pelo Google e outras entidades