A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é a oitava melhor instituição de ensino superior da América Latina. É isso que mostra um estudo feito pelo Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha (CSIC) e publicado pelo Webometrics Ranking of World Universities nesta semana.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de SC por WhatsApp. Clique aqui e veja como entrar nos grupos do NSC Total
Apenas quatro universidade brasileiras estão à frente da UFSC na relação: UFRJ, Unesp, USP e UFMG. Há, ainda, três instituições de outros países com posições melhores do que a da catarinense no ranking: a Universidade Nacional Autónoma de Mexico (primeira colocada), a Universidad de Chile (4ª) e a Universidad de Buenos Aires (7ª).
A UFSC aparece na lista em uma posição melhor que outras universidades tradicionais no Brasil, como a UFF (RJ), Unicamp (SP) e UERJ. Ainda de acordo com a pesquisa feita pelo grupo de estudos espanhol, a Universidade Federal de Santa Catarina é a 352ª colocada em todo mundo entre as instituições de ensino superior.
O Webometrics Ranking of World Universities reúne dados sobre mais de 31 mil universidades de 200 países de todo o mundo e é publicado desde 2004. Ele analisa indicadores webométricos e bibliométricos, considerando fatores referentes à visibilidade (impacto do conteúdo na internet), excelência (principais artigos citados) e transparência ou abertura (principais pesquisadores citados).
Continua depois da publicidade