Duas universidades públicas de Santa Catarina aparecem no ranking internacional da Times Higher Education 2021. A organização avaliou mais de 1,5 mil instituições de ensino superior em 93 países. A UFSC aparece como a terceira melhor federal do Brasil – atrás apenas da UFMG e da UFRGS – e a quinta colocada no país, quando são incluídas as estaduais e particulares. 

Continua depois da publicidade

> Udesc está entre as melhores universidades do mundo, diz ranking

A lista é considerada uma das mais importantes do segmento no mundo, e avalia crtiérios como ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais. A classificação global começa a listar por blocos após a posição nº 200. A Universidade Federal de SC aparece entre 601-800, mantendo-se na mesma faixa do ranking divulgado ano passado. 

Ouça a entrevista com o secretário de Relações Internacionais da UFSC, Lincoln Fernandes, para a CBN Diário:

Já a Udesc, que foi incluída na listagem da THE pela primeira vez em 2019, repete a presença na faixa 1001+. Entre as 52 universidades brasileiras ranqueadas, a institução ocupa na 14ª posição. No levantamento da THE, estão 35 universidades federais, 11 estaduais e seis particulares do país. A melhor classificada entre as brasileiras é a Universidade de São Paulo (USP), que figura no bloco 201-250. 

Continua depois da publicidade

Ouça a entrevista com o reitor da Udesc, Dilmar Baretta, para a CBN Diário:

Ainda de acordo com o ranking universitário, somente instituições dos Estados Unidos e do Reino Unido aparecem entre as dez primeiras no mundo. A Universidade de Oxford, na Inglaterra, é a primeira colocada pelo quinto ano consecutivo. As americanas Stanford e Harvard aparecem na segunda e na terceira posições, respectivamente. 

> IFSC abre 5 mil vagas em cursos gratuitos; saiba como se inscrever