A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) emitiu nesta quinta-feira à tarde uma nota de esclarecimento sobre a instalação de um campus em Blumenau. O texto aborda o processo para levar o ensino gratuito ao Médio Vale, a federalização da Furb e o local para instalação da unidade.
Continua depois da publicidade
O texto afirma que desde julho de 2011 a UFSC trabalha para implantar um campus no Médio Vale do Itajaí à pedido do Governo Federal. Segundo a administração da universidade, ocorreram pelo menos nove encontros entre gestores da Furb, UFSC e técnicos do Ministério da Educação para estudar a viabilidade da federalização.
>> Leia o comunicado da UFSC na íntegra
O documento ressalta ainda que a federalização da Universidade Regional de Blumenau (Furb) não depende de intervenções da UFSC: “concluiu-se que, por questões jurídicas, não era possível avançar nas propostas apresentadas pela FURB e pela gestão anterior da UFSC. Essa decisão nunca dependeu da UFSC, e todos os atores que acompanharam os debates sabem disso. Os entraves jurídicos foram apontados, inclusive, pela Consultoria Jurídica do MEC, com base na legislação em vigor”.
Continua depois da publicidade
Em seguida, a nota diz que “atendendo ao que foi determinado pela Presidência da República, não há mais como adiar a criação de vagas públicas na região. Por isso, anunciamos que pretendemos, ainda em 2013, implantar o campus da UFSC em Blumenau.”
O texto menciona também que os planos não incluem qualquer conflito com a Furb, a qual é descrita como “parceira em potencial”. Por fim, afirma desconhecer qualquer possibilidade de ocupação de área da União que possa trazer prejuízo a quem quer que seja. “Informações sobre isso nada mais são que boatos”, garante o documento.
No final de março, a UFSC confirmou a instalação de um campus em Blumenau ainda em 2013. A Superintendência do Patrimônio da União em Santa Catarina informou que um dos terrenos cogitados para a nova unidade seria o Campus 2 da Furb, terreno que pertencia à antiga Empresa Ferroviária Federal.
Continua depois da publicidade
No domingo, a Furb divulgou um comunicado oficial de que o anúncio da vinda da UFSC à Blumenau encerrava as negociações pela federalização. O documento também citava que o terreno do Campus 2 foi cedido para a universidade.