O local para instalação do campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no Vale do Itajaí será avaliado em 29 de julho durante reunião da Câmara de Ensino de Graduação (CEG).

Continua depois da publicidade

A informação foi divulgada no site da universidade, junto com avaliação prévia da comitiva sobre imóveis disponíveis para instalação do campus. Em Blumenau, seis imóveis foram visitados pela comitiva sexta-feira. Também há terrenos disponíveis para instalação do campus da UFSC em pelo menos outras três cidades do Médio Vale do Itajaí: Gaspar, Ascurra e Indaial.

No texto, o diretor acadêmico do futuro campus ,Juan Antonio Flores, observa que a geografia será um dos aspectos que influenciarão a escolha: “O campus não pode ser instalado em áreas sujeitas a alagamento. Há esse cuidado de avaliação em todos os municípios visitados e descartamos locais com riscos de inundações e deslizamentos. É preciso observar as características do solo e a adequação à engenharia civil”.

Outro fator a ser considerado, segundo o chefe de Gabinete, Carlos Antonio Oliveira Vieira, é a moradia estudantil: “O novo campus deve ser um lugar adequado a todos os estudantes do Médio Vale. Há a Lei de Cotas, que garante 50% das vagas para alunos advindos do ensino médio público. É preciso oferecer moradia pra esses estudantes, assim como para aqueles que receberão a Bolsa Permanência”.

Continua depois da publicidade

Na mesma reunião da Câmara de Graduação agendada para 29 de julho , também serão discutidos os projetos pedagógicos. De acordo com a reitora Roselane Neckel, os projetos pedagógicos dos cursos já foram finalizados pela comissão responsável pela implantação do novo campus, composta por 17 professores.

Engenharia Têxtil, Engenharia de Materiais, Engenharia de Controle e Automação e as Licenciaturas em Matemática e Química serão as graduações oferecidas, com um total de 500 vagas. A contratação de professores e técnicos administrativos nesta primeira fase representará o atendimento a pelo menos 292 famílias. A previsão é de que os concursos sejam realizados no segundo semestre de 2013.