A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estuda oferecer parte das vagas dos cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como maneira de ingresso para 2014. A proposta vai ser analisada pelo Conselho Universitário ainda neste mês.
Continua depois da publicidade
A adesão ao Sistema do MEC seria para ingresso em cursos dos campi Araranguá, Curitibanos, Joinville, e também do que está em fase de implantação no Médio Vale. O campus Florianópolis continuaria apenas com o vestibular tradicional.
O Sisu permite que o aluno que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) concorra a vagas em instituições de ensino superior de qualquer lugar do país. Caso a UFSC adote, por exemplo, um aluno do Mato Grosso pode tentar um curso em SC preenchendo o Sisu. O critério de seleção é a nota do Enem.
A pró-reitora de graduação, Roselane de Campos, confirma que o Sisu está em discussão na universidade. A adoção será por adesão, mas ela diz não ter mais detalhes.
Continua depois da publicidade
– Qualquer alteração na forma de ingresso passará pelo Conselho, que se reunirá ainda nesse mês.
Outra mudança no vestibular da UFSC é o aumento de vagas reservadas para cotistas. Essa possibilidade já havia sido confirmada pela pró-reitora em abril deste ano. O percentual que hoje está em 30% pode ir para 40%, mas a decisão também passa pelo debate do Conselho.
Esse aumento vem se adequar à lei federal assinada ano passado, que obriga instituições federais reservarem 50% das vagas a aluno que fizeram o ensino médio em escola pública. Esse aumento deve ser feito até 2016.
Continua depois da publicidade
::59 instituições públicas já adotaram o Sisu::
Há uma tendência das instituições públicas do país adotarem o Sisu. Em maio deste ano, a Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou o fim do vestibular, já que preencherá as vagas apenas com o sistema. Outras 58 instituições já optaram por isso.
Em Santa Catarina, a Udesc também aderiu ao Sisu para o vestibular de verão. A instituição reservou 25% das vagas para serem preenchidas por ele, o que representa 400 estudantes. Dentro deste percentual, 30% serão para alunos de escolas públicas e negros, seguindo a política de ações afirmativas da universidade.
::UFRGS rejeita sistema do MEC::
No estado vizinho, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) rejeitou nesta sexta-feira a proposta de oferecer 30% das vagas pelo Sisu. Encaminhado pela Pró-Reitoria de Graduação, o projeto não passou pela aprovação do Conselho Universitário que alegou problemas técnico e legal.
Continua depois da publicidade
O Sisu reuniu na última edição de verão 1,8 milhão de inscritos para disputar 129.319 vagas. Foram oferecidas 3.752 cursos em 101 instituições federais e estaduais.
O Sisu
– É uma plataforma online que permite que qualquer aluno que tenha feito Enem escolha alguma das vagas oferecidas pelo sistema
– O candidato pode escolher por ordem de preferência até duas vagas
– Em edições passadas, o acesso ao Sisu foi feito com número de inscrição e senha no Enem
– Algumas instituições adotam notas mínimas para a inscrição em determinados cursos
– A inscrição é pela internet e sem cobrança de taxas
– Mais informações: sisu.mec.gov.br
O Conselho Universitário
– É o órgão supremo de deliberação da UFSC que aprova ou veta mudanças relacionadas à administração e à política universitária
Continua depois da publicidade
– É dirigido pelo reitor, na qualidade de presidente. Há ainda pró-reitores, representantes das câmaras, de centros de ensino, professores, alunos e comunidade