A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) definirá ações sobre as obras em andamento na rua Deputado Antônio Edu Vieira, em Florianópolis, na próxima reunião do Conselho Universitário (CUn). A decisão foi tomada em sessão extraordinária e aberta nesta quinta-feira (20), que discutiu os impactos das mudanças do trânsito na região do campus Trindade e contou com a leitura de um parecer com recomendações para a universidade. Ainda não há data para a próxima sessão do Conselho, segundo a Agência de Comunicação (Agecom).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O órgão deve deliberar sobre posicionamentos e medidas a serem tomadas junto à Prefeitura de Florianópolis por conta da criação de um binário entre as principais ruas dos bairros Pantanal e Carvoeira, onde o maior campus da universidade está situado. Movimentos comunitários de moradores da região e membros da UFSC se opõem ao plano apresentado pelo prefeito Topázio Neto.

Durante a sessão desta quinta, o professor Werner Kraus, pró-reitor de Pós-graduação, apresentou o parecer elaborado para o CUn sobre a situação envolvendo a UFSC, que cedeu espaço para as obras de um projeto em 2014, e a prefeitura.

Como é e como vai ficar trânsito na rua Deputado Antônio Edu Vieira em Florianópolis

Continua depois da publicidade

O documento cita que o poder público municipal descumpriu itens que condicionaram a cessão da área para as melhorias de mobilidade urbana e ainda ressaltou iniciativas da universidade para facilitar o diálogo com a prefeitura. No final do parecer, o professor fez recomendações para apreciação do CUn.

Veja as recomendações do relator para a UFSC:

  • Comunicação ao município do apoio às demandas das comunidades pela realização de estudo de impacto de vizinhança nos bairros afetados pela proposta do binário;
  • Apoio à solicitação da comunidade para que a prefeitura realize uma audiência pública para debater as alterações no trânsito;
  • Estabelecimento de um acordo para tornar oficial o compromisso assumido pela prefeitura em reunião de pagar os custos de construção do prédio do novo Dojô do CDS;
  • Apoio à autorização do Gabinete da Reitoria para uso da Rua Eng. Agrônomo Andrey Cristian Ferreira para o trânsito de ônibus do sistema público.

Com binário na Edu Vieira, Florianópolis terá ônibus desativados, unificação e novas linhas

Desde 2014, diversas versões do projeto de duplicação da Edu Vieira foram apresentados à UFSC pela Prefeitura, mas nenhum teve aprovação formal da Universidade. De acordo com a engenheira Carolina Canella Peña, do Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia, a obra começou em 2016 sem aprovação do projeto apresentado pela prefeitura. Essa era uma das condicionantes listadas nos instrumentos de cessão de terreno. Ainda conforme Peña, a UFSC continuou a apresentar sugestões ao projeto mesmo com a obra em andamento.

Veja o vídeo de alteração no trânsito na Edu Vieira:

Leia também

Rua torta em Florianópolis? Prefeitura explica curva na nova Edu Vieira

Continua depois da publicidade

Primeiro dia de obras na Edu Vieira, em Florianópolis, tem filas e insatisfação