A primeira turma do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no campus de Araranguá cola grau na noite desta sexta-feira (19). A jornada, que começou em 2018, termina nesta semana com 46 novos médicos formados.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

— É a concretização de um sonho. O curso de Medicina é almejado pela sociedade do Extremo Sul Catarinense desde muito antes da universidade fixar campus aqui. E quando em 2018 nós tivemos o início das aulas da primeira turma, já foi uma vitória. Hoje, seis anos depois, nós estamos completando esse primeiro ciclo — afirma Samira Bellettini Borges, secretária-executiva da Coordenadoria de Serviços Integrados de Comunicação e Eventos do Campus de Araranguá da UFSC.

Um mês depois, veja como está a volta ao mundo de empresário catarinense

Segundo Samira, o curso começou a ser preparado em 2013, quando houve movimentações para que o campus fosse inserido no programa Mais Médicos, do governo federal. A região foi contemplada e, três anos depois, ocorreu o primeiro concurso para contratação de professores.

Continua depois da publicidade

Os profissionais contribuíram para a elaboração do Projeto Político-Pedagógico, das ementas e das disciplinas. Em 2018, finalmente, os primeiros alunos ingressaram no curso e agora se formam em uma cerimônia histórica para a região Sul de Santa Catarina.

A Solenidade de Colação de Grau será aberta ao público, com início às 19h, no Espaço Multiuso de Araranguá, localizado na avenida XV de Novembro. O ato será conduzido pelo reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza.

Leia mais

Empresário de SC passa por um dos locais mais remotos do planeta durante volta ao mundo

Homem esconde bandeja de carne na calça, sai sem pagar e acaba preso no Sul de SC