A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) completa 60 anos nesta sexta-feira (18). As contribuições da instituição com a formação humana, profissional e com a pesquisa, para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina, que a tornam uma referência em ensino superior, foram destacadas pelo chefe de gabinete da Reitoria Áureo Mafra de Moraes, em entrevista ao Notícia na Manhã.
Continua depois da publicidade
-Se a gente observar num aspecto só, que é do desenvolvimento industrial do estado, desenvolvimento fabril, econômico, a gente vai ver que a partir de 1970, quando a universidade consolida, por exemplo, a pesquisa nos seus laboratórios, ela tem uma contribuição excepcional para criação de tecnologias incorporadas pelo setor industrial de Santa Catarina, que alavancou o seu desenvolvimento – afirmou Moraes.
Alunos e professores criticam vestibular da UFSC sem prova presencial no 1º semestre de 2021
Ouça a entrevista:
Enem, SiSU e vestibular presencial vão definir vagas em cursos de graduação da UFSC em 2021
Continua depois da publicidade
A UFSC está presente em Florianópolis, Araranguá, Joinville, Blumenau e Curitibanos, onde atua no ensino, pesquisa e extensão. Desde a década de 1970, presta atendimento em saúde por meio do Hospital Universitário. Durante a pandemia do coronavírus, os pesquisadores da UFSC são um suporte importante, com realização de estudos e orientações à população.
– Às vezes, é difícil para sociedade reconhecer que a pesquisa leva tempo. Eu arriscaria dizer que cada catarinense teve algum ponto de contato com a universidade. Ou foi aluno ou seu pai, filho, irmão estudaram na UFSC. Ou, então, algum médico que o atendeu, o engenheiro que fez seu projeto, um professor que lhe deu aula passou pela universidade. Dessa forma fica evidente esse contato – enfatizou.
Leia também:
Mulheres acumularam mais tarefas domésticas durante a pandemia, diz pesquisa da UFSC
> Home office e entrevistas on-line: o que mudou no mercado de trabalho com a pandemia