A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) confirmou, nesta terça-feira (14), que acionou a Vigilância Epidemiológica de Florianópolis após casos de diarreia e cólicas abdominais entre a comunidade universitária do campus Trindade. Há dias, alunos reclamam que algo dentro da universidade deixou uma série de pessoas doentes.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Os primeiros relatos de estudantes com dor de estômago repercutiram nas redes sociais na última sexta-feira (10), quando diversas pessoas perceberam que não se tratavam de casos isolados. Além dos sintomas mais leves, alguns alunos também afirmaram que apresentaram vômito, náusea e febre alta.

Diante da situação, a universidade contatou o órgão de saúde municipal para investigar os casos. A Vigilância Epidemiológica fará coletas e investigações para tentar determinar o agente causador dos sintomas, conforme nota publicada pela UFSC nesta terça.

PIB de SC cresce 3% em 2022, estima equipe econômica do governo

Continua depois da publicidade

O órgão deve apurar se existe algum surto ocorrendo na cidade, visto que também há registros de casos fora do campus, ou se as ocorrências estão concentradas na UFSC e locais próximos. Ainda segundo a universidade, além de casos relatados entre estudantes e servidores da UFSC, crianças e pais de alunos do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) também ficaram doentes. 

A diretora do Departamento de Atenção à Saúde (DAS) da universidade, Nicolle Doneda Ruzza, disse que a recomendação para as pessoas que apresentarem os sintomas é procurar atendimento médico. 

Curso de iniciação ao mundo do vinho é oferecido pela Enoteca de Blumenau e promete certificado

“O DAS está encaminhando todas as informações recebidas para que a Vigilância Epidemiológica possa avaliar, em conjunto com a Vigilância Sanitária, qual o melhor direcionamento para a investigação sobre a origem e natureza dos casos”, ainda afirmou a universidade em nota.

Veja os relatos de estudantes da UFSC:

Leia também

Júri condena homem que atirou contra bebê enquanto tentava matar outra pessoa em SC

VÍDEO: Adotado como cachorro, lobo ameaçado de extinção é acolhido em Pomerode