Se depender da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Livros & Livros, locatária desde 2003 de um espaço dentro do Centro de Cultura e Eventos, deverá continuar no local. Nesta semana, a reitoria deu aval ao pedido de prorrogação do contrato firmado entre a Universidade e a Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (FEESC) acerca da concessão.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Grande Florianópolis pelo WhatsApp

No entanto, é exigido que sejam seguidas as orientações expressas em nota emitida pela Procuradoria Federal junto à UFSC.

— Haverá a necessidade de demonstrar o prejuízo decorrente no período da pandemia com a redução do faturamento em virtude da interrupção das atividades, entre outros fatores que justifique um reequilíbrio contratual decorrentes de fatos imprevisíveis — explica Luiz Felipe Pereira, presidente da FEESC.

Pereira disse que o tempo e os valores do aluguel vão depender da análise a ser feita pela UFSC na documentação apresentada. A princípio, a ideia dos proprietários é de que o prazo se estenda pelo menos por dois meses.

Continua depois da publicidade

O contrato entre a UFSC e a FEESC foi assinado em 8 de dezembro de 2003. Como contrapartida a investimentos feitos pela fundação para conclusão das obras e aquisição de materiais e equipamentos para o Centro de Cultura e Eventos, a universidade concedeu à FEESC o direito de uso, por 20 anos, de um espaço para a instalação de uma livraria. Os valores conseguidos com o aluguel da loja foram utilizados pela FEESC para ressarcir o investimento.

Decisão levou em conta a relevância do serviço dentro do campus

Na última licitação, realizada em 2019, a empresa vencedora foi a Livros & Livros, presente na UFSC desde a década de 1990, quando tinha instalações no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

No final do ano passado, a livraria solicitou à FEESC a prorrogação do contrato pelo período em que a UFSC não teve atividades presenciais em razão da Covid-19, alegando prejuízos causados pela impossibilidade de abertura da loja. Inicialmente o pedido foi negado pela FEESC por extrapolar o prazo do contrato firmado entre a Fundação e a UFSC.

Com receio de serem forçados a uma mudança rápida, os livreiros decidiram promover nesta semana descontos de 30% em todos os livros. A decisão da reitoria levou em conta a relevância do serviço da livraria no campus. Este é também um anseio de alunos e servidores, manifestado em levantamento de demandas para os espaços de concessão realizado este ano pela instituição.

Continua depois da publicidade

Em nota publicada no site da UFSC, a Administração Central da Universidade ressalta que todas as decisões administrativas são pautadas pela observância dos princípios da Administração Pública, notadamente da legalidade e impessoalidade.

Para a comunidade acadêmica, o lugar não é visto apenas como um ponto de venda de livros, mas de difusão da cultura e formação de gerações que pelo menos nos últimos 30 anos passaram pela UFSC.

Leia também

Quem são os 26 pesquisadores da UFSC em ranking dos cientistas mais citados no mundo

Livro escrito por autora negra de SC chega às mãos do Papa Francisco

UFSC vai cercar campus com grades e concreto após sequestro-relâmpago