A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou o fim do concurso vestibular como forma de seleção para ingressar nos cursos de graduação da instituição. Os estudantes que concorrerem a uma vaga no primeiro semestre de 2014 usarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, que substituirá o vestibular.
Continua depois da publicidade
A decisão foi divulgada na tarde desta terça-feira e, conforme reitor Clélio Campolina, é fruto de estudos que a universidade vem fazendo há pelo menos três anos. O reitor também informou que o sistema de cotas não sofrerá alteração com o fim do vestibular.
– A seleção pelo Sisu é democrática, elimina custos para os candidatos e oferece igualdade de oportunidades a todos – disse.
Apenas os cursos que exigem exames para identificar habilidades – como Música, Dança e Teatro – terão edital específico. “Os candidatos fazem o Enem e depois a prova de habilidades”, explicou Campolina.
Saiba mais:
Continua depois da publicidade
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que tenham obtido nota maior do que zero na redação.