Com a inatividade de Conor McGregor no MMA para lutar boxe diante de Floyd Mayweather, o UFC decidiu abrir um cinturão interino na categoria dos leves. Tony Ferguson e Kevin Lee se enfrentarão no UFC 216, dia 7 de outubro, em Las Vegas.

Continua depois da publicidade

A ideia inicial era realizar a disputa entre Ferguson e Khabib Nurmagomedov no UFC 209, em março, mas o russo passou mal durante o corte de peso e não conseguiu lutar. O duelo seria remarcado, mas o Ultimate optou por escalar um novo concorrente.

Leia mais:

McGregor garante lucro de R$ 317 milhões em luta com Mayweather

Caju Freitas: a possível despedida de Anderson Silva

Continua depois da publicidade

UFC 217 pode ter quatro disputas de cinturão

Tony Ferguson está em segundo lugar no ranking da categoria. Aos 33 anos, ele tem 22 vitórias e três derrotas na carreira _ são nove vitórias consecutivas, sobre Mike Rio, Katsunori Kikuno, Danny Castillo, Abel Trujillo, Gleison Tibau, Josh Thomson, Edson Barboza, Lando Vannata e Rafael dos Anjos.

Kevin Lee, de 24 anos, é apenas o sétimo do ranking, atrás de nomes como Eddie Alvarez, Edson Barboza e Justin Gaethje. Com 16 vitórias e duas derrotas no MMA, vem de vitórias seguidas sobre Efrain Escudero, Jake Matthews, Magomed Mustafaev, Francisco Trinaldo e Michael Chiesa.

A tendência é que o vencedor dispute uma unificação dos cinturões quando Conor McGregor retornar ao MMA. No entanto, o irlandês nunca defendeu um cinturão — ele já foi campeão dos penas e dos leves —, sempre optando por duelos alternativos.