A Uefa abriu uma investigação disciplinar por suposto racismo do presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC) Carlo Tavecchio.
Continua depois da publicidade
– Aqui temos ‘Opti Poba’ que antes estava comendo bananas e agora joga de titular na Lazio – declarou Tavecchio no dia 25 de julho em um evento público.
O comentário, que parecia fazer referência ao meia francês Paul Pogba, da Juventus, provocou muita polêmica na Itália. Nos últimos anos, a Uefa adotou uma política de tolerância zero para combater todas as formas de discriminação e racismo no futebol.
Eleito em 11 de agosto para comandar a FIGC, Tavecchio afirmou na segunda-feira que tem “a consciência tranquila” depois de ter sido atacado por sua declaração durante a campanha eleitoral.
– Adotei três filhos da África, dirijo uma cooperativa de tomates e construí um hospital lá – recordou ao fim de seu primeiro conselho federativo em Roma.
Continua depois da publicidade
Com a esperança de apagar a polêmica sobre o comentário, Tavecchio afirmou ter recebido “cartas de apoio da África escritas por médicos, religiosos e membros da sociedade civil”.
*AFP