A Comissão Europeia pretende propor a França, Alemanha e Espanha que recebam 71.305 solicitantes de asilo que entraram em países do bloco, que estão sob forte pressão migratória.
Continua depois da publicidade
A proposta será anunciada na quarta-feira no Parlamento Europeu pelo presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, que pedirá aos Estados membros que recebam 120 mil demandantes de asilo.
Bilionário quer comprar ilha na Europa para abrigar refugiados do mundo
Leia as últimas notícias do dia
A Comissão pedirá que a Alemanha receba 31.443 solicitantes de asilo que chegaram à Itália, Grécia e Hungria, ou seja 26,2%, a França 24.931 (20%) e a Espanha 14.931 (12,4%). Desta forma, os três países receberão a maior parte dos refugiados.
Continua depois da publicidade
O presidente francês, François Hollande, confirmou nesta segunda-feira que o país receberá nos próximos dois anos 24 mil refugiados. O custo para a recepção dos demandantes de asilo, cujas solicitações devem ser examinadas pelo país que os recebe, chega a ? 6 mil por pessoa, o que eleva o valor a quase 720 milhões de euros.
A UE enfrenta uma chegada em massa de solicitantes de asilo. Desde janeiro, quase 365 mil pessoas atravessaram o Mediterrâneo e mais de 2,7 mil morreram na tentativa, segundo a Organização Internacional de Migrações (OIM).
* AFP