A Comissão Europeia anunciou, nesta quarta-feira, uma nova ajuda de dois milhões de euros para a luta contra o ebola nos países da África Ocidental. Esta nova parcela de ajuda da União Europeia (UE) se soma aos 3,9 milhões de euros que o bloco já destinou à causa entre abril e junho:

Continua depois da publicidade

– O nível de contaminação é extremamente preocupante e devemos aumentar nossa ação antes que mais vidas sejam perdidas – afirmou Kristalina Georgieva, comissária europeia de Ajuda Humanitária, citada em um comunicado.

A Comissão disse ainda que a ajuda será canalizada através de três organizações: a Organização Mundial da Saúde (OMS), que fornece equipamento e assessoria, Médicos Sem Fronteiras (MSF), que oferece apoio clínico para isolar e conter a epidemia, e a Federação Internacional da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho, que promove a prevenção.

Leia todas as notícias de Zero Hora

Continua depois da publicidade

Leia todas as notícias sobre Mundo

A epidemia, que está em curso desde o início do ano, se declarou na Guiné e depois atingiu a Libéria e Serra Leoa. Na semana passada foi confirmado o primeiro caso na Nigéria.

Desde março, mais de 1,2 mil pessoas foram infectadas na África Ocidental – cerca de 800 morreram. O vírus Ebola é transmitido por contato direto com sangue, fluidos ou tecidos de pessoas ou animais infectados. Entre os sintomas estão febre, hemorragias, vômitos e diarreia. A taxa de mortalidade varia entre 25% e 90% entre os humanos, e não há vacina que evite o contágio.

*AFP