O empresário Udo Döhler (PMDB), 74 anos, foi reeleito prefeito de Joinville no início da noite de domingo, 30 de outubro, após uma disputa acirrada com o deputado estadual Darci de Matos (PSD). Foram pouco menos de 35 mil votos de diferença entre os adversários, o necessário para Udo alcançar 55,6% dos votos válidos contra 44,4% do concorrente, garantindo mais quatro anos à frente da Prefeitura.
Continua depois da publicidade
Eram cerca de 18h15, quando o atual prefeito começou a comemorar a vitória junto da família e aliados políticos na casa de comunicação da campanha, na região central da cidade. Mesmo com o discurso de que a apuração ainda não havia terminado, ele não conteve a alegria ao perceber que a vantagem que havia aberto sobre Darci de Matos dificilmente seria alcançada. Com gritos de comemoração, abraços e parabenizações, começava a festa da vitória.
– A eleição foi bastante trabalhosa, mas tivemos oportunidade de mostrar todas as nossas propostas de forma adequada ao eleitor e ele percebeu isso. E também começou a conhecer melhor as obras que nós realizamos ao longo desses quatro anos de gestão – comentou, antes de voltar a acompanhar o resultado em tempo real.
Durante toda a apuração, Udo Döhler se mostrou tranquilo. Chegou ao local de concentração por volta das 17 horas, logo após o fim da votação. Ele já havia votado pela manhã na Escola Osvaldo Aranha e acompanhado o voto da esposa e do neto, antes de retornar para casa.
Leia as últimas notícias de Joinville e região
Continua depois da publicidade
Confira todas as notícias sobre eleições 2016
Aos poucos, chegaram o candidato a vice-prefeito Coronel Nelson Henrique Coelho, acompanhado da família, políticos do PMDB e de partidos da coligação, apoiadores, além do presidente estadual da sigla, o deputado federal Mauro Mariani e a presidente municipal, a secretária regional Simone Schramm. Ao entrar na casa, todos mostravam confiança de que a vitória estava perto, apesar das pesquisas eleitorais mostrarem que havia um grande equilíbrio entre os candidatos.
Quando o resultado foi oficialmente divulgado, Udo Döhler foi erguido e carregado pelos apoiadores. Após as entrevistas, subiu em um jipe e seguiu em carreata até o comitê do partido, onde a festa continuou. Em suas primeiras palavras como prefeito reeleito, o empresário reforçou as promessas de campanha de priorizar as áreas de segurança, saúde e educação durante o novo mandato.
– Fizemos uma campanha limpa, honesta, sem truculência ou agressões e o eleitor acabou percebendo que esse é o melhor caminho. Agora temos que contar com todos os joinvilenses, não apenas aqueles que nos elegeram, mas de toda a população para nós transformarmos Joinville na melhor cidade para se viver nesse País – afirmou.
Qual o maior desafio para o novo mandato?
Dar continuidade a todo o trabalho que desenvolvemos até aqui. Vamos trabalhar fortemente para avançar ainda mais na educação e na saúde. Vamos priorizar a segurança, não no combate ao crime porque isso é função do Estado, mas cuidar da segurança das pessoas. Isso vai ser um compromisso nosso. E agora sim, com as finanças do município em dia, vamos acelerar fortemente nosso programa de pavimentação.
Continua depois da publicidade
Qual será a primeira ação de governo?
Será dar continuidade ao nosso governo. Nós avançamos muito nas áreas da educação e da saúde. Na saúde, ainda existe algo por se alcançar ainda. Isso já está devidamente planejado e vamos atuar fortemente nesse sentido.
A população pode esperar um mandato diferente do primeiro?
Esse segundo mandato será onde nós teremos mais tranquilidade porque, quando chegamos ao município, encontramos uma situação financeira muito difícil. Mas com toda a nossa contenção de gastos, conseguimos fazer com que as finanças ficassem em ordem. Os salários dos nossos servidores estão sendo pagos em dia, corrigidos pela inflação e isso nos dá tranquilidade de continuar com um bom trabalho do nosso quadro de servidores. Então, estamos mais tranquilos que nesses próximos quatro anos, seguramente, teremos avanços importantes para melhorar a vida das pessoas na nossa cidade.
Acredita que houve um desgaste com o governador Raimundo Colombo?
Não acreditamos nisso. Só que vamos continuar cobrando forte, por parte do Governo do Estado, aquilo que é devido ao município de Joinville. São recursos importantes que não foram repassados, especialmente na área da saúde. Estamos cobrando isso de uma maneira bastante contundente agora e não vamos aliviar. Devo conversar com o governador nos próximos dias e mostrar a importância de Joinville. Seguramente, ele acabará compreendendo que Joinville merecerá uma atenção especial, especialmente em algumas áreas, como a segurança, por exemplo.
Confira o resultado:
UDO DÖHLER: 55,60% – 171.217 VOTOS
DARCI DE MATOS: 44,40% – 136.702 VOTOS
TOTAL: 333.372
VÁLIDOS: 307.919 (92,36%)
BRANCOS: 7.340 (2,20%)
NULOS: 18.113 (5,43%)
ABSTENÇÕES: 39.179 (10,52%)
Vídeo: Udo Döhler comemora reeleição