As duas últimas peças do secretariado de Udo Döhler (PMDB) dão força ao perfil técnico do primeiro escalão do governo. Anunciado nesta quinta para a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, o agente da Polícia Federal Francisco José da Silva, 49 anos, não tem filiação partidária.
Continua depois da publicidade
O engenheiro mecânico Herto de Alencar Santana, 40 anos, indicado na última quarta-feira para o Ittran, também não tem filiação partidária, apesar de seu nome ser sugestão do PPS.Considerando os nomes anunciados até agora, dez dos 22 secretários não são filiados a partidos.
As escolhas dão o pontapé inicial na “reforma de gestão” prometida por Udo Döhler. Ao anunciar Francisco José da Silva nesta quinta, Udo Döhler falou da criação da Guarda Municipal para Joinville. O projeto, que deve ser consolidado no início do governo, também implicará em mudanças no Ittran – a ideia é que o órgão cuide apenas do trânsito.
– Esperamos que seja uma das guardas mais bem preparadas do Brasil -, diz Francisco José. Como a reforma depende de aprovação da Câmara, o futuro secretário espera lançar o edital do concurso público no segundo semestre de 2013.
Continua depois da publicidade
Já o futuro presidente do Ittran, Herto Santana, não assume prioridades.
– Foi algo muito repentino: o prefeito apresentou uma nova proposta, com uma equipe técnica competente -, fala.
-Os secretários de Gestão de Pessoas, Planejamento e do Ippuj só serão conhecidos em 2013. O prefeito eleito também mantém em aberto para o próximo ano o quadro das secretarias regionais – o vereador Sidney Sabel (PP) é o único nome anunciado para a Secretaria Distrital de Pirabeiraba. A nova administração reduzirá as 14 regionais em oito subprefeituras.