A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) comunicou nesta sexta-feira (7) que suspendeu a segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), divulgada na última quinta (6), assim como a matrícula desta etapa do processo seletivo, que estava prevista para ocorrer nesta segunda (10).

Continua depois da publicidade

Conforme a universidade, a medida foi tomada a pedido do Ministério da Educação (MEC). O órgão solicitou que a lista de espera divulgada não seja utilizada e informou que irá disponibilizar uma lista de espera definitiva. “A convocação dos aprovados em lista de espera deve aguardar essa divulgação", comunicou o MEC à Udesc.

Com isso, a universidade informou que aguardará o envio da nova lista para definir os próximos procedimentos em relação à segunda chamada do Sisu e à matrícula, assim como as convocações seguintes. A Udesc também informou que todos os candidatos convocados já foram notificados por e-mail.

Candidatos de todo o país puderam concorrer às vagas das instituições de ensino superior que participam do Sisu, realizado pelo MEC por meio de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019.

Com base na classificação do MEC, a Udesc matriculou os candidatos da primeira chamada entre 29 e 31 de janeiro e em 3 e 4 de fevereiro. A instituição abriu 398 vagas de 43 cursos nessa edição do Sisu.

Continua depois da publicidade

A solicitação do MEC para a suspensão da segunda chamada do Sisu na Udesc ocorre após uma série de falhas na correção do Enem 2019 em todo o país. Por conta dos problemas, a divulgação do resultado nacional do Sisu chegou a ser impedida pela Justiça Federal no fim de janeiro. O resultado só foi liberado após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatar recurso da Advocacia-Geral da União (AGU).