O primeiro semestre letivo de 2020 para os cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina será retomado no dia (22) de forma não presencial após três meses de paralisação por conta da pandemia. Um auxílio de inclusão digital com valor mensal de R$ 80 é oferecido aos alunos com dificuldade financeira. O período de inscrições foi encerrado com mais de 200 estudantes cadastrados, conforme o vice-reitor Luiz Antônio Ferreira Coelho.
Continua depois da publicidade
— Na pós-graduação tivemos poucos, aproximadamente duas dezenas de alunos. Na graduação, as inscrições encerraram ontem. Não posso garantir exatamente, mas foram 200 e poucos alunos. Nós iremos dar um valor mensal de R$ 80 nesta situação de emergência e estamos trabalhando para fazer uma licitação específica onde os alunos poderão usar um acesso especial para o site da UDESC, uma internet paga pelo Estado com acesso somente ao site da universidade — afirma Coelho.
Ouça a entrevista com vice-reitor da UDESC, Luiz Antônio Ferreira Coelho:
Os cursos de graduação da UDESC serão retomados de forma não presencial com atividades on-line por tempo indeterminado. Além do auxílio de inclusão digital, os alunos sem computador poderão solicitar equipamentos emprestados pela universidade. As aulas serão divididas entre síncronas (com participação simultânea de professores e alunos) e assíncronas.
— Estamos buscando ter 50% das atividades síncronas, com alunos e professores conectados simultaneamente. Os outros 50% serão de outras formas, como trabalhos, seminários e apresentações que não necessariamente sejam feitos de forma síncrona — explica o vice-reitor Luiz Antônio Ferreira Coelho.
Continua depois da publicidade
O primeiro semestre de 2020 da UDESC, paralisado por três meses pela pandemia de coronavírus, tem previsão de término no dia 25 de setembro. O ano letivo dos cursos de graduação só deve ser concluído em março de 2021. A Universidade tem cerca de 15 mil alunos, distribuídos em 59 cursos de graduação e 48 mestrados e doutorados.