A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aprovou uma resolução que regulamenta as formaturas de forma virtual enquanto durar o período de restrições com a pandemia do coronavírus. Também de forma inédita na instituição, o atual reitor da Udesc Dilmar Baretta tomou posse em cerimônia online, no último dia 8.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus
A intenção é já realizar em breve as colações de grau de mais de 100 alunos, de três cursos que tiveram os eventos presenciais cancelados. A participação remota de reitor, formandos e demais envolvidos busca respeitar uma das principais medidas para reduzir as chances de contágio por Covid-19, que é evitar a aglomeração de pessoas.
Sobre os cursos da área de saúde que se enquadram na medida provisória que permite que alunos se formem antecipadamente – como foi a formatura online da Medicina da UFSC, na última sexta-feira (24) – a Udesc possui graduações em Enfermagem e Fisioterapia. A universidade estadual compôs um grupo de trabalho, que acompanha a questão.
— Em primeiro momento, estamos atendendo uma demanda reprimida de colações de grau que já deveriam ter ocorrido e, daqui para frente, durante a vigência da pandemia, deveremos fazer da mesma forma para os outros cursos com colação nos próximos meses — disse Mayco Morais Nunes, pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc.
Já a respeito das aulas suspensas devido ao decreto estadual até 31 de maio em SC, a instituição já definiu que o semestre letivo não será cancelado. A volta às atividades, inclusive a possibilidade de aulas online, ainda é estudada. A expectativa é que o Conselho Universitário divulgue, até a primeira semana de maio, a forma como se dará esse retorno para alunos e professores.
Continua depois da publicidade
— Estamos viabilizando esse processo com muito cuidado porque não é algo tão simples. Nós fizemos uma pesquisa interna entre os nossos discentes, e muitos não têm acesso à internet. Estamos construindo isso juntos — afirmou Nunes.
Ouça a entrevista com o Mayco Morais Nunes, pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc para a CBN Diário: