A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, venceu a Competição Baja SAE Brasil – Etapa Sul – realizada em Gravataí (RS) entre os dias 11 e 13 de outubro. A equipe alcançou a maior pontuação na classificação geral, deixando pra trás as outras 14 equipes, num total de 206 participantes, do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Continua depois da publicidade
Formada por 30 estudantes do curso de Engenharia Mecânica e do Programa de Educação Tutorial (PET) da Engenharia Elétrica, a equipe de Joinville garantiu o primeiro lugar nas provas de Conforto, Manobrabilidade, Suspensão e Tração e Enduro, além de obter a segunda colocação na prova de Apresentação de Projeto e Tração.
No Enduro, a principal prova, realizada no domingo, o grupo terminou com mais de 15 voltas de vantagem.
– Foram três horas seguidas andando numa pista bastante hostil e com muita lama. O que nos levou a este resultado, sem dúvida alguma, foi a dedicação de cada um dos nossos integrantes – contou o capitão da equipe, Rodrigo Kasemodel.
Esta é a primeira vez, desde 2005 – quando começou a participar da competição – que a Udesc vence a Etapa Sul. A equipe agora sonha em se tornar uma das cinco melhores do país.
Continua depois da publicidade
Etapa Sul
A Etapa Sul é uma oportunidade para as equipes trocarem conhecimentos e aperfeiçoarem os veículos que irão disputar a Competição Baja SAE Brasil, realizada anualmente em Piracicaba (SP), com cerca de 70 equipes de todas as regiões do Brasil.
Os veículos, denominados Baja SAE, são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP.
Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.