O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está com inscrições abertas para preenchimento de 600 vagas em 41 cursos de graduação de duas instituições públicas de ensino superior no segundo semestre de 2016 em Santa Catarina. Enquanto a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) destina 349 vagas de 35 cursos ao sistema, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) preenche totalmente as 251 vagas de seis cursos a partir do resultado do exame. As inscrições podem ser feitas pelo site do Sisu até 2 de junho.
Continua depois da publicidade
Desde 2014, 25% das vagas da Udesc são preenchidas a partir do sistema. Para o segundo semestre de 2016, é possível escolher entre 41 cursos de todas as áreas do conhecimento. As aulas de graduação são ofertadas em doze centros distribuídos em nove cidades catarinenses: Florianópolis, Balneário Camboriú, Lages, Joinville, Laguna, Ibirama, Chapecó, São Bento do Sul e Pinhalzinho.
Leia as últimas notícias de Estilo de Vida
Continua depois da publicidade
Já na UFFS, que tem campus em Chapecó, Laranjeiras do Sul (PR) e Passo Fundo (RS), são seis cursos disponíveis. As opções são Ciências da Computação, Administração, Pedagogia, Medicina e Interdisciplinar em Educação no Campo. Confira a relação de cursos e vagas no site do Sisu.
Acompanhe todas as notícias de Educação
Ao todo no Brasil são ofertadas 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior pelo Sisu. O número de vagas aumentou 1,5% em relação às cerca de 55,6 mil ofertadas no segundo semestre do ano passado. Podem participar do sistema os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e não tiraram zero na redação. O resultado será divulgado no dia 6 de junho e a matrícula deverá ser feita entre os dias 10 e 14.
Projeção para 2017
O Sisu é utilizado por cinco instituições públicas de ensino superior em SC: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Instituto Federal Catarinense (IFSC), além da UFFS e da Udesc. Para 2017, a UFSC estuda manter a mesma proporção na oferta de vagas: 30% pelo sistema, o equivalente a em média 1,9 mil vagas em 103 cursos presenciais, conforme dados do último processo seletivo. Mas o Conselho Universitário pretende definir a proporção em sessão universitária ser realizada nos próximos dias.
Continua depois da publicidade
No IFC, onde o Sisu está 100% presente sempre nos primeiros semestres, a expectativa é de que sejam oferecidas cerca de 1,3 mil vagas em 34 cursos — média do ano passado.
Todos os campi do IFSC que oferecem cursos de graduação terão reserva de 50% das vagas via Sisu no primeiro vestibular de 2017. Em cinco deles, Araranguá, Florianópolis-Continente, Jaraguá do Sul (Centro), Tubarão e Xanxerê, as chances serão divididas igualmente entre Sisu e Enem. Os candidatos poderão utilizar a nota do Exame das últimas cinco edições. No ato da inscrição, o candidato deverá indicar a edição do Enem cuja nota quer utilizar para a seleção.
Nos demais campi do IFSC — Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Geraldo Werninghaus (em Jaraguá do Sul), Joinville, Lages, Palhoça Bilíngue, São José, São Miguel do Oeste e Urupema — as vagas serão 50% via Sisu e 50% por vestibular. No primeiro semestre de 2016, foram ofertadas 710 vagas em 42 cursos de graduação do IFSC.
Continua depois da publicidade