A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) decidiu retomar, em junho, as aulas em mais de 60 cursos de graduação de forma não presencial. Desde 17 de março, as atividades estão suspensas nas unidades. A data para o retorno ainda não foi definida pela instituição. A medida vigora enquanto perdurar a pandemia do novo coronavírus.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus
A informação foi divulgada nesta terça-feira (26). A decisão foi tomada após reuniões coordenadas pelo reitor Dilmar Baretta e pelo pró-reitor de Ensino (Proen), Nério Amboni, com diretores-gerais e de Ensino de Graduação de todos os centros. Segundo detalhes repassados pela Udesc, a maioria dos gestores das unidades se mostrou favorável à volta.
Agora, a minuta da resolução está sendo apreciada pelo Proen, diretores de Ensino e diretores-gerais junto com os departamentos e líderes estudantis. Segundo a pró-reitoria, os professores precisarão incentivar os alunos a pesquisarem e a pensarem em temáticas criativas, para evitar que as atividades se resumam a textos e trabalhos pelas plataformas virtuais.
De acordo com a universidade estadual, ainda está sob análise a proposta de auxílio de inclusão para beneficiar alunos de graduação que não têm acesso à internet e a computadores. Recentemente, a ajuda digital foi criada para os estudantes da pós-graduação da Udesc com dificuldade financeira.
Continua depois da publicidade
Os cursos de mestrado e doutorado voltaram de forma remota na última segunda-feira. Já os cursos de graduação a distância retomaram as aulas no início de maio.