Serão realizados nesta quinta-feira, no ginásio de esportes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Joinville, o 2º Campeonato Interescolar de Robótica Móvel e o 5º Campeonato de Robótica da Udesc. A iniciativa é do projeto Robótica e Educação (ROB), ligado ao programa de extensão Incluir com Ciência e Tecnologia, do departamento de Engenharia Elétrica.
Continua depois da publicidade
O Campeonato Interescolar vai envolver 35 estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental de quatro escolas joinvilenses. Os alunos estarão divididos em sete equipes, classificadas em seletivas internas. Os competidores utilizarão robôs programados por eles próprios, que disputarão as provas de seguidor de linha e deslocamento de objetos.
Paralelamente ao Campeonato Interescolar, será realizado, no mesmo local, o 5º Campeonato de Robótica da Udesc. A competição irá reunir 13 equipes, de três integrantes cada, formadas por estudantes de Engenharia Elétrica. O campeonato será realizado em duas etapas, uma delas deverá ser cumprida em uma pista simples e a outra em uma pista com obstáculos. Vencerá a equipe que concluir os dois percursos em menor tempo.
Com o objetivo de desenvolver projetos de pesquisa, ensino e extensão, o Programa de Educação Tutorial (PET), movido por professores e acadêmicos do curso de Engenharia Elétrica da Udesc em Joinville, levam aos alunos do ensino médio e fundamental de escolas públicas da cidade os conhecimentos de robótica móvel para intercalar teoria e prática das aulas de física e matemática e despertar o interesse pela área desde jovens.
O professor e coordenador do Projeto Robótica e Educação (ROB) Ricardo Ferreira Martins, conta que um dos objetivos do projeto de extensão é despertar o interesse pelas áreas de ciências exatas através de um curso gratuito, usando uma forma lúdica de ensino com conceitos associados à matemática e a lógica de programação.
Continua depois da publicidade
_Quando os alunos observam um dispositivo que eles vão instruir a se movimentar, isso se torna interessante, curioso, despertando nos alunos a vontade de aprender mais sobre a área da engenharia_ comenta.
O projeto de extensão Robótica e Educação, que faz parte do Programa Incluir com Ciência e Tecnologia, além das aulas gratuitas que oferece nas escolas públicas, também possui turmas voltadas para os alunos de licenciatura da Udesc. Rodolfo Bernardi, estudante de Engenharia e membro do grupo PET, explica que o curso oferecido possui sete aulas e, ao final, as escolas participam de um campeonato que seleciona equipes para a competição dos robôs desenvolvidos que ocorre na Udesc.
_No cursos ensinamos o passo a passo desde a estrutura, montagem, e mecânica que há para construir um carro eletrônico. São ensinadas noções de raciocínio sequencial, algoritmos de programação e a parte física que envolve os sensores_ detalha.
Segundo Rodolfo, apenas nesse ano, com a atuação intensiva do projeto nas escolas de Joinville, cerca de 200 alunos já puderam participar das aulas gratuitas e aprender noções de robótica.
Continua depois da publicidade
Em busca de melhorias na graduação
Outra vertente do Programa de Educação Tutorial é o Projeto Germ (Grupo Estudantil de Robótica Móvel), este, voltado para o público acadêmico da Udesc e coordenado pelo professor Celso José de Araújo. O estudante Guilherme do Nascimento conta que o projeto tem o objetivo de melhorar a graduação.
_ A gente proporciona o contato de alunos com alguns temas que vemos na teoria, e colocamos em conjunto com a prática. Propomos esse contato através da robótica _ diz.
Guilherme afirma que o projeto trabalha com duas linhas, sendo o incentivo aos acadêmicos na participação de campeonatos, e a promoção de campeonatos de robótica no meio universitário.
_Através das aulas que dão noção de programação e mecânica, os alunos constroem do zero um carro com controle remoto para as competições_ relata.
Continua depois da publicidade