A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) anunciou nesta sexta-feira (29) uma série de medidas para a alimentação dos estudantes do campus de Florianópolis. O Restaurante Universitário (RU) e as lanchonetes dos centros dos cursos estão fechados desde o retorno das aulas presenciais, em abril deste ano.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Conforme nota publicada pela Udesc, o retorno do funcionamento do RU está previsto para o dia 9 de maio. Caso haja algum imprevisto que adie a reabertura, a universidade informou que “está trabalhando para disponibilizar a partir da mesma data, como alternativa e de forma gratuita, 300 marmitas por dia útil letivo para os estudantes do Campus I” até o início do funcionamento do restaurante. O número de marmitas seria 25% maior do que a quantidade servida pelo RU antes da pandemia. 

Ao Jornal do Almoço da NSC TV, estudantes informaram que desde outubro de 2021 a universidade estava se planejando para o retorno presencial e questionaram sobre o tempo para abrir a licitação e definir a empresa responsável pela alimentação estudantil.

Desde o dia 31 de março deste ano food trucks foram instalados no campus, em uma parceria feita entre a univerisade e a CDL de Florianópolis, para oferecer alimentação aos alunos. Conforme a instituição, a medida temporária foi adotada e os estabelecimentos se comprometeram em oferecer a alimentação com valores acessíveis. 

Continua depois da publicidade

A nota da universidade informou ainda que o valor do subsídio da refeição estudantil irá aumentar em todos os campi por meio do Programa de Auxílio Financeiro aos Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica (Prafe). Ele irá variar de acordo com o preço cobrado pelo restaurante do campus. Em Florianópolis, por exemplo, ele custará R$ 11,74. Ou seja, todos os estudantes que comprovarem situação de vulnerabilidade econômica terão almoço gratuito no campi onde há restaurante. 

Nas redes sociais, estudantes questionam sobre os valores cobrados no RU e o retorno das aulas sem o funcionamento do restaurante. 

Leia mais: 

Em 3 meses, Brasil tem metade de casos de gripe que 2021

BR-470 tem histórico de pontes com estrutura de dar medo

Hotel palco de 950 casamentos fecha as portas em Floripa