As Forças Armadas da Ucrânia estão em alerta total para uma possível invasão russa, afirmo nesta quarta-feira o presidente interino do país, Oleksander Turchinov, confirmando sua preocupação com as tropas russas na fronteira. As informações são do Jornal O Globo. Um grupo de homens armadas apreendeu mais um edifício administrativo no leste da Ucrânia durante uma ofensiva de rebeldes pró-Moscou – o que elevou a tensão nas regiões de tendência russa, abaladas pela agitação separatista.

Continua depois da publicidade

– Mais uma vez retorno ao perigo real de a Federação Russa iniciar uma guerra terrestre contra a Ucrânia. Nossas forças armadas têm sido postas em prontidão militar total – afirmou o presidente, em uma reunião com governadores regionais, em Kiev.

Na manhã desta quarta-feira, um grupo de insurgentes com armas automáticas tomou o controle da prefeitura de Horlivka, na região de Donetsk, que faz fronteira com a Rússia. O prédio da polícia já estava sob controle dos rebeldes há semanas.

Um repórter da agência americana de notícias, Associated Press, viu um pequeno grupo de homens montando guarda do lado de fora do prédio, e verificando os documentos de quem entrava. Um deles disse que jornalistas estrangeiros não tinham a entrada permitida, e ameaçou prender quem não obedecesse.

No momento, os rebeldes controlam prédios em cerca de 12 cidades ucranianas, exigindo maiores laços ou a anexação com a Rússia.

Continua depois da publicidade