Nem bem clareou o dia, quando cantam os passarinhos nas manhãs, e o samba perdeu um dos seus grandes músicos. Ubirany Félix do Nascimento, ou no miudinho Ubirany do Fundo de Quintal, faleceu nesta sexta-feira, aos 80 anos, por complicações causadas pelo coronavírus.

Continua depois da publicidade

> Quem são os artistas e os famosos que morreram de Covid-19 em 2020

Ubirany, um dos fundadores do grupo que mudou a história do samba, cantando e tocando debaixo de uma tamarineira no solo sagrado do Cacique de Ramos, foi o inventor do repique de mão, instrumento de percussão que ajudou a amplificar a importância do Fundo de Quintal.

A partir da Rua Uranos, junto com Bira Presidente, Jorge Aragão, Neoci, Sombrinha, Sereno, Ubirany e o Fundo de Quintal ajudaram a divulgar uma legião de músicos e fãs a cultuarem o samba.

Em entrevista ao jornal Extra, em julho deste ano, Ubirany contou como inventou o repique de mão.

Continua depois da publicidade

– O irmão do Sereno, o Dircinho, pegou um tom-tom velho e me deu. Comecei a tirar um som. E em toda festa eu levava aquele tom-tom. Até que um dia não tinha levado, e tava rolando um pagode na casa da Elizabeth, na Rua Araguari, em Ramos. Peguei um repinique daqueles de tocar com baqueta e comecei a tocar com a mão. O som tava gostoso, mas peso, abafado. Eu tirei a pele de um lado, o som melhorou. Mas ainda estava agressivo. Então, decidi colocar os abafadores de madeira. E por último eu rebaixei o aro, que machucava a mão. E assim nasceu o repique de mão.

Confira a última live de Ubirany

Ubirany, de família de religião de matriz africana, faz a passagem para o outro lado do rio e irá encontrar com os amigos Almir Guineto e Mário Sérgio, membros do grupo que também morreram. Até porque, como diz a música, a amizade nem mesmo a força do tempo irá destruir. Obrigado do Fundo do Nosso Quintal.

Leia mais: 

​Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Painel do Coronavírus: saiba como foi o avanço da pandemia em SC