Procurando aproximar-se do mercado publicitário e reforçar a atuação no Brasil, o Twitter realizou na manhã desta quarta-feira um evento de lançamento das operações da empresa em São Paulo. É a capital paulista que vai sediar o escritório de parceria e vendas no país. Atualmente, o Twitter está disponível em 33 idiomas, sendo que 70% dos usuários são de fora dos Estados Unidos. A empresa não quis revelar o número de usuários no Brasil, o valor investido no país ou o número de funcionários que trabalharão no escritório de São Paulo, mas destacou que trata-se do primeiro escritório na América Latina.

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Guilherme Ribenboim, diretor-geral da empresa no Brasil, e Shailish Rao, vice-presidente internacional, destacaram a relevância do Twitter no mundo e as oportunidades de negócios que a empresa oferece para marcas parceiras. Exemplos de uso nacionais e internacionais foram lembrados. Por aqui, a Rede Globo e o programa The Voice Brasil ganharam destaque.

– O Brasil é um dos cinco mercados mais ativos para o Twitter no mundo, é por isso que estamos felizes de investir aqui – destacou Shailish.

Ribenboim citou pesquisas que indicam que, nos Estados Unidos, 17% das pessoas afirmaram já ter mudado de canal na televisão por causa do buzz em redes sociais. Desses, 31% continuaram assistindo ao programa para participar da conversa. No Brasil, um em cada três usuários postaram alguma coisa sobre o que viam na TV no mês de junho.

A atuação do escritório brasileiro terá quatro pilares, explicou Ribenboim: usuários; veículos de mídia; personalidades e anunciantes:

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– Um dos nossos maiores objetivos é nos aproximarmos dos usuários brasileiros. Muitos precisam de ajuda sobre quais perfis seguir e como alavancar o uso da plataforma.

Nos próximos, o popular filtro de trending topics (assuntos mais comentados) por localidade será expandido no Brasil. Será possível saber quais são os temas mais populares em um determinado momento em Porto Alegre, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curtiba, Belém, Goiania, Guarulhos, Campinas e São Luis.

Os produtos oferecidos para empresas parceiras são a promoção comercial de tweets, perfis e hashtags. Esses serviços já existem, mas o escritório brasileiro permitirá à empresa atuar de maneira mais presente neste mercado. Atualmente, de acordo com Shailesh, as empresas ainda deslancharam na adoção deste tipo de produto no país.

Assuntos de maior sucesso no Brasil em 2012 (em TPM, tweets por minuto):

1. Segundo jogo da final da libertadores – 3548

2. Final da novela Avenida Brasil – 3031

3. Jogo da final da libertadores – 2754

4. Falecimento do chico anysio – 2265

5. penúltimo programa #thevoicebrasil – 2068

*Viajou a convite do Twitter.