O Twitter – ou, mais recentemente, o X – possui cerca de 237,8 milhões de usuários ativos e monetizáveis (contas que podem assinar a versão paga do aplicativo e visualizar anúncios, incluindo pessoas físicas e entidades). Esse dado foi divulgado pela própria empresa no fim de 2022. Já no Brasil, o número desse mesmo perfil de usuários é de 24,30 milhões, e corresponde ao segundo país com mais usuários ativos. Assim, quando o aplicativo apresenta instabilidade, o mundo todo nota que há algo errado. Continue a leitura para confirmar se o Twitter está fora do ar.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Como saber se o Twitter está fora do ar?
Há três maneiras para confirmar se o site caiu. Confira abaixo:
Identificar sinais
Caso você não consiga tuitar, ou se as fotos não carregam e você não consiga reproduzir os vídeos, é possível que o Twitter esteja fora do ar. Mas, antes de ver se é um problema geral, confira se é um caso isolado, como problemas no Wi-Fi, internet móvel ou, até mesmo, uma versão desatualizada do Twitter no celular.
Continua depois da publicidade
Acessar o Downdetector
Caso não tenha problema em sua rede. A forma mais rápida de descobrir se o Twitter está fora do ar é pelo site Downdetector, que informa se um conjunto de serviços estão funcionando ou não. Além do Twitter e de outras redes sociais, ele registra notificações de usuários sobre instabilidades em diversos serviços, incluindo instituições bancárias, aplicativos de transporte, operadoras de telefonia móvel, apps de músicas e, o Twitter.
Para utilizar o site, procure pelo aplicativo que deseja consultar e clicar no ícone da lupa. Na sequência, você conseguirá verificar o gráfico de quantos usuários também tiveram problemas com o aplicativo nas últimas 24 horas. Quanto mais pessoas notificarem o erro, maior a chance do Twitter estar fora do ar.

Entrar no Google Trends
O Google Trends também pode indicar se o Twitter caiu. Isso porque, o Trends demonstra os termos mais pesquisados no mundo ou em uma região específica.
Continua depois da publicidade
Você pode pesquisar, por exemplo, algumas palavras-chave como “Twitter com problemas” ou “Twitter fora do ar”. Após clicar na caixa de pesquisa, você terá acesso a um gráfico que demonstra a quantidade de buscas feitas pelas pessoas no Google nos últimos 12 meses.
Sobre esse tópico, é válido destacar que a ferramenta proporciona que você verifique o volume de buscas dessas e outras palavras-chave em 1 mês, 1 semana ou outro período que desejar.
Nesse contexto, quanto mais pessoas pesquisarem por esses termos, principalmente em períodos mais restritos, maiores são as probabilidades de o aplicativo está fora do ar.
Continua depois da publicidade
*Por Daniel Senna, Especial
Leia mais
Threads do Instagram: o que é e como criar conta no “novo” Twitter