O Twitter vai transformar o dia 19 de junho em um feriado permanente da companhia, em honra à luta pelo fim do racismo: o anúncio foi feito por Jack Dorsey, presidente do Twitter e do Square, na última terça-feira (9). Conhecido como “Juneteenth”, o dia 19 de junho é celebrado todos os anos por muitos afro-americanos, que lembram nesta data o fim da escravidão nos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
Além de transformar o dia em feriado para os colaboradores da companhia nos Estados Unidos, o Twitter também vai pesquisar, segundo Dorsey, em quais datas “faz mais sentido” lembrar o fim da escravidão em outros países onde a empresa opera. O anúncio vem em um momento em que o racismo vem sendo debatido em todo o mundo; mas especialmente nos Estados Unidos, com o assassinato de George Floyd e o movimento Black Lives Matter.
O Juneteenth, também conhecido como Freedom Day, ou “dia da liberdade”, marca a data quando, em 1865, o general Gordon Granger chegou ao estado norte-americano do Texas para anunciar que a Guerra Civil havia acabado – e, com ela, a escravidão nos Estados Unidos. O então presidente Abraham Lincoln, na verdade, já havia assinado a abolição da escravidão mais de dois anos antes; mas a prática continuou em boa parte do país até o fim da guerra.