Os dois clássicos do humor reestreiam hoje, no Viva, TV Pirata, às 21h45min, e Viva o Gordo, às 22h30min. Em 1988, começava TV Pirata, na Globo, sucesso de público e crítica. Composta por um elenco fixo de artistas, a atração ironizava a realidade do país com humor, em quadros-sátiras à programação televisiva – das novelas aos anúncios comerciais. Os episódios contavam com bordões e personagens irreverentes, como o Barbosa, de Ney Latorraca. Em depoimento ao Grandes Atores, gravado em 2014, o ator lembra como montou Barbosa:

Continua depois da publicidade

Filme do Porta dos Fundos deve ironizar meio do entretenimento

– Ele é uma homenagem a um amigo meu, o Carlos Alberto Riccelli, que tem um biquinho, uma coisa muito discreta. O pessoal da equipe, que via, me pedia para aumentar o bico. Fui aumentando, e virou uma coisa enorme. E ele era bonitinho, viu. Estava vendo outro dia, além de ser muito sensual, era sexy. É uma graça.

Continua depois da publicidade

Bordões marcaram gerações

Entre os roteiristas de TV Pirata, estavam Luis Fernando Verissimo, Mauro Rasi, Pedro Cardoso, Vicente Pereira, Bussunda, Marcelo Madureira, Helio de La Peña e Hubert. No elenco, um time de peso: Marco Nanini, Ney Latorraca, Louise Cardoso, Débora Bloch, Diogo Vilela, Cláudia Raia, Guilherme Karan, Cristina Pereira, Regina Casé e Luiz Fernando Guimarães.

Após 13 anos, Renata Dominguez está de volta a Malhação

O Viva o Gordo estreou em 1981, na TV Globo. O humorístico foi o primeiro comandado exclusivamente por Jô Soares e marcou a década com bordões memoráveis, como “Soniiinho”, “Cala a boca, Batista”, “Bótimo, melhor que bom, melhor que ótimo!”, “Não quero meu nome em bocas Matildes”, “Tem pai que é cego”, “Tirante o Aureliano, que fala, vice não fala”, “Brasileiro é tão bonzinho”, “Falha nossa!”, “Bocão!”, “Quain?”, entre outros. Gravados no Teatro Fênix, os programas contavam com participações especiais e destacavam a política e os costumes do país em paródias.

Além dos personagens representados por Jô Soares, o elenco trazia veteranos do humor como Brandão Filho, Walter D?Ávila e Berta Loran. As atrizes Cláudia Raia e Louise Cardoso também integravam o grupo como jovens promessas.

O título da atração teve origem em uma peça de teatro de Jô Soares, Viva o Gordo e Abaixo o Regime.

Documentários são o melhor do Oscar. E já podem ser vistos