Um ataque dos Estados Unidos a um aeroporto em Bagdá matou, no dia 3 de janeiro, o general Qassem Soleimani, chefe do exercício iraniano. Horas após a confirmação da morte, autoridades iranianas falavam em vingança, o que levantou especulações de um Terceira Guerra Mundial. No Brasil, a onda alarmista fez com que no Twitter vários brasileiros escrevessem, em persa, mensagens para os iranianos como um pedido de paz.
Continua depois da publicidade
Em tom de crítica e também de brincadeira, as mensagens acabaram indo parar em uma transmissão da TV iraniana, que tentava entender tantos comentários vindos do Brasil.
E a TV iraniana que traduziu os tweets dos brasileiros sobre a terceira guerra mundial, peguei o google translator e traduzi de volta
— Rolê Aleatório (@rolealeatorio) 5 de janeiro de 2020
Veja o resultado: pic.twitter.com/22JjRNA9pi
Memes conhecidos dos brasileiros com Gretchen e Andressa Urach aparecem na transmissão. Uma das mensagens dizia:
"Caros amigos iranianos, estou com vocês. Enviem um endereço para resgate, apoiarei qualquer ação que feche a boca do presidente brasileiro."
Continua depois da publicidade
"Quero avisar que o povo do Brasil não concorda com a atitude do Presidente dos Estados Unidos, obrigado", alertava outro internauta com uma imagem de Gretchen.
من می خواهم به شما هشدار دهم که مردم برزیل با نگرش رئیس جمهور ایالات متحده موافق نیستند ، از شما سپاسگزارم pic.twitter.com/G2dRhgCwlu
— broccoli✨ (@buggiesgalaxy) 3 de janeiro de 2020