As vozes de Valmira Siemann e Carlos Braga Mueller contam com tons de saudade e dever cumprido ao falar da TV Coligadas, a primeira emissora de televisão do Estado, que completa 50 anos no próximo domingo, 1º de setembro. A história da emissora se confunde com a própria história de identidade de quem vive em Blumenau e região. Isso porque foi a partir do ano de 1969, quando a emissora começou as transmissões, que o blumenauense teve a oportunidade de se ver, ver a cidade em que morava na televisão.

Continua depois da publicidade

Até aquele ano, os catarinenses tinham que consumir o conteúdo das emissoras de Curitiba, que chegavam com o sinal fraco, pois não havia televisão em Santa Catarina. A TV Coligadas pode então dar voz, vez e identidade para quem morava aqui. Quem trabalhou nas empresas têxteis da época com certeza se lembra do "Jornal Malhas Hering" – que inclusive tinha o cenário com os icônicos peixinhos ao fundo – , do "Maxi Show", diretamente apresentado do extinto Cine Busch, ou dos anúncios da Empresa Industrial Garcia no programa "Mulheres em Vanguarda".

Nós recebíamos muita correspondência de várias partes de Santa Catarina, lembra Valmira
Nós recebíamos muita correspondência de várias partes de Santa Catarina, lembra Valmira (Foto: Patrick Rodrigues)

– Foi um programa voltado ao público feminino e que marcou época. Nós trazíamos entrevistas, música e desfiles de moda. Era uma espécie de "Mais Você". Trazíamos vários artistas de sucesso na época e tratávamos de assuntos não só de Blumenau, mas de todo o Estado. Então, nós recebíamos muita correspondência de várias partes de Santa Catarina, pois as pessoas queriam participar de alguma forma – lembra Valmira Siemann, apresentadora do Mulheres em Vanguarda.

Blumenau no Jornal Nacional

Na década de 1970, Blumenau tinha um representante no jornalístico mais importante do país. Carlos Braga Mueller, ou só Carlos Braga, como Cid Moreira chamava o apresentador, levava ao conhecimento de todo o Brasil as notícias da região Sul.

– Eu tinha que apresentar as notícias com o cenário do Jornal Nacional e de vez em quando havia fatos que mereciam ser destacados a nível nacional e que o Cid Moreira apresentava chamando o correspondente em Blumenau, que era eu. Então, nós gravávamos as entradas e a Globo jogava na hora do jornal – lembra Carlos Braga Mueller.

Continua depois da publicidade

Em 1983, a TV Coligadas passa a se chamar RBS TV e, em 2017, continua a trajetória como NSC TV. A comunicação ajuda na construção da memória, a televisão em especial, pois possui o recurso da imagem. Atualmente, o prédio da TV Coligadas abriga as instalações da NSC TV, no Centro de Blumenau, que dá sequência à missão de informar e transformar a vida das pessoas.

Eu tinha que apresentar as notícias com o cenário do Jornal Nacional
Eu tinha que apresentar as notícias com o cenário do Jornal Nacional, recorda Braga (Foto: Nathan Neumann)