A praia de Canasvieiras, no Norte de Florianópolis, recebeu 1,8 mil turistas do navio Island Escape nesta quarta-feira. Até o final da temporada, outros sete cruzeiros devem chegar à Capital, e até março serão pelo menos 15 transatlânticos.

Continua depois da publicidade

Apesar da falta de local adequado para a chegada dos turistas à cidade, uma festa foi armada para os passageiros do Island Escape, que foram recepcionados com música, desfile de passistas da escola de samba Protegidos da Princesa, aulas de ginástica e folclore local, como o tradicional boi-de-mamão.

Quase 30 mil pessoas de vários estados do país e do exterior são os passageiros que a cidade deve receber na temporada. A previsão da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte é de que Florianópolis atraia um número maior de estrangeiros nos próximos anos, quando devem ser inaugurados um porto internacional de passageiros em São José, com investimento da iniciativa privada, e um píer em Canasvieiras, com recursos públicos.

Segundo o diretor geral da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte, Guilberto Savedra, a previsão é de que as obras comecem neste ano.

– Florianópolis quer ser uma das sedes da Copa do Mundo em 2014, mas, para isso, precisamos ter um píer internacional à disposição dos turistas- explicou.

Continua depois da publicidade

Assim que chegavam ao portal montado pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Santur e por empresa privada de marketing turístico, eles recebiam uma fitinha com a imagem da Santa Catarina dando boas vindas. Também ganhavam um passaporte turístico com várias informações sobre o Estado, como economia, geografia e principais roteiros turísticos.

O cerimonial incluía ainda táxi, locações e passeios. Uma fotógrafa da secretaria produziu fotos dos turistas com roupas alemãs. Eles também preencheram um questionário de opinião. Cerca de 20 profissionais bilíngües auxiliaram o grupo.