Centenas de pessoas aproveitaram o sábado de calor para marcar presença na 21ª Festa Nacional do Pirão em Barra Velha. A organização aguarda público de aproximadamente 120 mil pessoas durante os cinco dias de programação. Além dos shows nacionais, a gastronomia é destaque da festa. Pessoas de todo o Estado passaram pelo local para degustar a iguaria típica do evento: o pirão.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de Joinville e região em AN.com.br

No cardápio é possível escolher comer o pirão com peixe frito, linguiça, camarão, caldo de galinha, caldo de peixe e até paella. Ainda existem opções diferenciadas como pirão acompanhado com miúdo de boi ou de porco, dobradinha ensopada e ovo frito. E os turistas poderão degustar também o prato típico do Litoral Sul do Brasil, o pirão de cambira, que é feito com o peixe defumado.

A assistente de gabinete, Taciana Magalhães, é moradora da cidade e desfruta a festa há pelo menos cinco anos. Segundo ela, a cada ano mais turistas comparecem ao evento e aproveitam para conhecer a cidade. A época também contribui para movimentar o comércio e o turismo local.

— Eu cheguei hoje por volta das 11 horas e depois aproveitei para almoçar. O pirão estava uma delícia, como sempre. A cada edição, a organização do evento se supera. É sempre um sucesso — afirma.

Continua depois da publicidade

Alguns visitantes aproveitaram o feriadão prolongado para viajar e curtir o almoço em família. É o caso da assistente administrativo, Elisiane Noendorf, que saiu de Mafra com os dois filhos, o marido e o sobrinho para provar a comida típica da festa. Pela primeira vez no evento, eles estavam satisfeitos com a estrutura e as opções de lazer para toda a família.

— É o primeiro ano que viemos e estamos gostando bastante da festa. Muito bom para passar p dia em família – salienta.

Há dez anos produzindo pratos na Festa do Pirão, a chef Sandra Zen, preparava uma panela de paella — prato a base de arroz e frutos do mar. Aos olhos curiosos do público, a iguaria é servida para o almoço junto com o pirão. Sandra é proprietária de um restaurante em Navegantes e além do evento, ela também participa de outras festas típicas pelo Estado, como a Marejada que acontece em Itajaí e a Oktoberfest em Blumenau.

— Estamos felizes com o movimento deste ano. A praça de alimentação neste ano está maior e tem muitas opções para todos os gostos – completa.

Continua depois da publicidade

Confira a programação para o último dia da Festa do Pirão:

Domingo, 10 de setembro

8h – Encontro de Trilheiros Pirão na Lama no Salão da Igreja de São Cristóvão

11h – Apresentação musical no Palco Gastronômico

12h30 às 19h30 – Apresentações musicais, encontro de gaiteiros, apresentação de dança, show com grupo folclórico e boi de mamão no Palco Cultural

20h – show nacional com Trio Parada Dura no Palco After

21h30 – Show com grupo Marcação no Palco After