A atualização do Instituto do Meio Ambiente (IMA) sobre a balneabilidade das praias de Florianópolis mostrou que Canasvieiras, no Norte de Florianópolis, está totalmente própria para banho. O resultado positivo foi comemorado por comerciantes, moradores e turistas da região que sofreram as consequências da poluição no mar.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Grande Florianópolis pelo WhatsApp
Ao todo, oito pontos da praia de Canasvieiras são avaliados semanalmente por técnicos do IMA. A primeira medição do ano foi feita em 2 de janeiro e até a análise divulgada na terça-feira (30), as demais foram consideradas impróprias.
— A nossa esperança com a chegada que a chegada do carnaval recupere total ou parte do prejuízo que tivemos nos meses de dezembro e janeiro — comentou o comerciante Rogério Marques Ferreira em entrevista à NSC TV.
Ele tem um restaurante em um dos pontos mais críticos da praia de Canasvieiras, que é o Rio do Brás. A água ali é poluída e o norovírus, causador da epidemia de diarreia registrada em Florianópolis, foi encontrado por pesquisadores no local.
Continua depois da publicidade
— Esse ano tivemos uma queda de mais ou menos 40% [no lucro]. Muitas pessoas que vinham não ficavam aqui próximo ao estabelecimento e acabavam por caminhar para outro mais longe. Foi muito difícil — relatou Rogério.

A situação do Rio do Brás é um dos focos da prefeitura de Florianópolis para ações de melhora na balneabilidade. O plano é revitalizar o rio por meio de desassoreamento (remoção de resíduos e sedimentos acumulados) e com obras de recuperação ambiental.
Além dos comerciantes, quem também comemora a balneabilidade da praia de Canasvieiras é quem escolhe o balneário para curtir os dias mais quentes. Com um mar mais calmo, sem muitas ondas, a praia é muito frequentada por famílias.
Turistas que conversaram com a NSC TV disseram que tinham fugido do local e ido para praias como a Brava e o Santinho, com medo de uma possível contaminação.
Continua depois da publicidade
— Aqui a gente não pegava praia. A gente ia para outras praias como a Brava ou o Santinho. Agora que deu uma acalmada de turistas e nas chuvas a gente está voltando para cá — disse uma turista.
*Com Carolina Fernandes
Veja vídeo sobre as praias de Santa Catarina
Leia também
Sem ar-condicionado, ônibus de Florianópolis viram “fornos” e usuários sofrem com o calor
Primeiro dia de obras na Edu Vieira, em Florianópolis, tem filas e insatisfação