Os olhares entretidos nas vitrines, os copos de chope em mãos em plena tarde e o andar despreocupado pela Rua XV de Novembro denunciam: os turistas já estão em Blumenau. Os chapéus e as tiaras em estilo germânico servem para confirmar a expectativa de quem vem de fora para o início da Oktoberfes. 

Continua depois da publicidade

O cenário se completa com os desembarques em frente aos hotéis no Centro da cidade: a festa vai começar depois de três anos.

> Saiba tudo sobre a Oktoberfest Blumenau 2022

Igor Pacheco e Lucas Swerts até destoam da paisagem de clima de festa na tarde desta quarta-feira (5). Passos acelerados carregando as malas para chegar logo ao hotel. Um precisava terminar a jornada de trabalho, em home office. O outro estava só pelo banho e se preparar para assistir ao desfile. Essa é a primeira vez que os amigos paulistas vêm para uma festa que até então só viram na televisão e nas redes sociais.

— Nos encontramos em um bar em agosto e conversando eu falei que ia sair de férias. Aí já combinamos de vir para cá. Reservamos hotel, compramos passagem, e estamos aqui para festejar muito — diz Igor, ao revelar que os próximos cinco dias serão exclusivos para curtir a cidade e os pavilhões do Parque Vila Germânica.

Continua depois da publicidade

Igor e Lucas vieram de São Paulo para conhecer a Oktoberfest
Igor e Lucas vieram de São Paulo para conhecer a Oktoberfest (Foto: Patrick Rodrigues, Santa)

Enquanto a dupla segue acelerada para não perder tempo, na porta de um hotel, a cearense Maria Eli da Silva desembarca de um ônibus de excursão com quase 40 pessoas, a maioria idosos. 

A professora e enfermeira aposentada é estreante na festa e a felicidade transbordava de entusiasmo por estar em Santa Catarina para a maior festa alemã das Américas.

— Hoje é meu aniversário. Tô muito feliz aqui — conta ela com o caneco temático em mãos.

Maria Eli veio do Ceará e celebra aniversário em Blumenau
Maria Eli veio do Ceará e celebra aniversário em Blumenau (Foto: Patrick Rodrigues, Santa )

Mas nem só de longe vem o turista da Oktoberfest Blumenau. Rosinha Milceuski e Leonir de Lima moram em São Bento do Sul. 

Ele já viveu em Blumenau, entrou para o Corpo de Bombeiros aqui e, apesar de trocar de cidade, ainda mantém a tradição de estar na Rua XV de Novembro. É assim há mais de uma década e não está nos planos mudar.

Continua depois da publicidade

— A gente vem sempre na abertura e no final. Esse ano também viremos no segundo final de semana. Quem vem uma vez, vem muitas mais — garante Rosinha.

> Clima de Oktoberfest toma conta do Centro de Blumenau: “Ansiedade pela festa”

Casal de São Bento do Sul veio para a abertura da festa
Casal de São Bento do Sul veio para a abertura da festa (Foto: Patrick Rodrigues, Santa)

Ocupação da rede hoteleira

Dados do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sihorbs) mostram a ocupação da rede hoteleira para o primeiro final de semana já está em 85,2% em Blumenau. Para o seguinte, os números já apontam 89% de ocupação. Durante a semana, o movimento recua para a casa dos 51,42%.

Nas cidades vizinhas de Pomerode, Timbó, Indaial e Gaspar a taxa média de ocupação aos finais de semana é estimada em 81,7%.

> Acesse o Guia Oficial da Oktoberfest Blumenau 2022

Vídeo explica tudo sobre a Oktoberfest Blumenau

Leia mais sobre a Oktoberfest Blumenau

Como comprar ingresso para a Oktoberfest Blumenau 2022

Continua depois da publicidade

Onde encontrar traje típico alemão para a Oktoberfest Blumenau

Oktoberfest Blumenau 2022 terá 128 rótulos de cerveja e recorde de estilos