É verão e tradicionalmente a época é a mais movimentada nas cidades do Litoral catarinense. As secretarias de turismos das cidades que integram o consórcio Costa Verde & Mar, que vai de Balneário Piçarras a Bombinhas, apontam individualmente um crescimento de turistas em torno de 20% no período de Natal e pós-Réveillon, em relação ao mesmo período da temporada passada. Nesta época do ano, a região atrai em torno de um milhão de turistas, conforme estimativa do consórcio.
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Com o aumento de pessoas visitando o Litoral, duas festas no Vale do Itajaí se destacam como opções para quem quer curtir a estada além do mar e da praia. A Festa Pomerana, em Pomerode, e a Sommerfest, em Blumenau, abrem as portas ao público na próxima semana e apostam nas tradições germânicas, gastronomia, música e no chope gelado para atrair os turistas e incrementar a economia da região.
A organização da Sommesfert e da Festa Pomerana fazem pesquisas com os visitantes dos eventos, a fim de identificar o perfil do público quanto à procedência, frequência e preferências. A intenção é aprimorar os serviços e atrações para as próximas edições.
Em 2018, na Sommerfest de Blumenau, 36% do público era composto de visitantes de outras cidades, número semelhante aos 39% da edição de 2017. A partir da pesquisa, ficou evidenciado que nos três primeiros dias de festa o número de turistas foi praticamente igual ao de moradores de Blumenau. De um total de 144 turistas entrevistados, catarinenses, paulistas e paranaenses foram apontados como os principais visitantes da festa, somando 63,2%.
Em Pomerode, apenas 16% do público que visita a Pomerana é da cidade, segundo o relatório da pesquisa de opinião da festa em 2018. Assim como em Blumenau, catarinenses, paulistas e paranaenses são os principais visitantes. Dos entrevistados, 48% afirma estar hospedado em Pomerode, os demais estão em cidades vizinhas, com destaque para Blumenau e Balneário Camboriú, que abrigam 32% e 9,7% dos turistas, respectivamente. Cerca de um terço dos visitantes, 32,8%, alegou vir para Pomerode motivado pela cultura e tradições germânicas. A quantidade de turistas que retornam para a cidade também impressiona: 31% dos entrevistados dizem que costumam prestigiar a festa todos os anos.
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Otimismo no comércio e nos hotéis da região
A movimentação dos turistas nas cidades da região reflete diretamente na economia. O comércio, alimentação e hotelaria são alguns dos segmentos beneficiados diretamente com a presença de visitantes de outras regiões do Brasil e de outros países, que em grande parte tem como primeiro destino o Litoral, como destaca a presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região (Sihorbs), Tatiana Honczaryk:
– Essas duas festas estão consolidadas no calendário de Santa Catarina, que atraem um grande público. Temos hóspedes que reservam leitos quando deixam a cidade, para garantir uma vaga no ano seguinte.
Tatiana chama atenção para um movimento percebido nos últimos três anos, de turistas que preferem sair do Litoral e se hospedar no interior.
– Não temos uma pesquisa que possa apontar um número exato de pessoas neste período, mas estima-se uma ocupação próxima de 90% nos finais de semana das festas de janeiro (Pomerana e Sommerfest) – explica a presidente do Sihorbs.
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Quanto mais turistas, mais pessoas no comércio. E o acréscimo nas vendas é sentido no faturamento, aponta o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau (Sindilojas), Emílio Schramm. O mês de janeiro, que tradicionalmente é um período de compras de materiais escolares para os consumidores locais, acaba recebendo um incremento com as compras dos turistas que vêm para as festas de Blumenau e Pomerode.
– Sem estas festas os turistas não viriam para a nossa região. O dinheiro gasto aqui se torna um faturamento não esperado pelo comerciante e muito bem-vindo para a economia – completa o dirigente do Sindilojas.
Para o presidente da CDL de Pomerode, Alexandre Grützmacher, o volume de turistas durante o Natal e Ano-Novo deve seguir forte com a Pomerana. Mas alerta que ainda é preciso evoluir na abertura de estabelecimentos nestes períodos de festa, para não frustrar o visitante:
– Quando o turista está na cidade, além de levar lembranças do lugar, ele acaba comprando itens que normalmente iria adquirir na cidade de origem. Desta forma, acaba otimizando tempo e injetando dinheiro na economia local – pondera.
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