Os dias de Sol garantiram um feriadão na praia para pelo menos 100 mil veranistas que escolheram São Francisco do Sul para passar o Carnaval. A cidade oferece a combinação cidade litorânea e intensa programação de Carnaval a 46 quilômetros de Joinville, e viu a população triplicar nestes quatro dias. No fim de semana, São Francisco do Sul foi animada pelo desfile das escolas de samba, por blocos e pelos trios elétricos nas praias.
Continua depois da publicidade
Os joinvilenses João Ricardo Nascimento e Natália Cristina faziam parte deste grupo. Eles passam o Carnaval em São Francisco do Sul há anos, já que a avó de Natália tem casa na região da Enseada, e aproveitam o trio elétrico durante a noite. Há pouco mais de um ano, os dias são dedicados a brincar na areia e na água com o filho deles, Henrique, de um ano e dois meses.
– Sempre curtimos na Prainha e é muito bom. Só ficamos chateados que acabou muito cedo, porque o trio encerra à meia-noite – comentou João.
A diversidade de opções de São Francisco do Sul também chama a atenção de moradores que enfrentam distâncias maiores para chegar ao Litoral Norte de Santa Catarina. A família de Eliane Cardoso, 28 anos, saiu de Itaiópolis para passar os dias de Carnaval em São Chico. Segundo ela, a decisão para agradar o grupo formado por 12 pessoas precisava ter opções como a Enseada e a Prainha: a primeira com mar calmo e clima “família” e a segunda com ondas maiores e o agito dos barezinhos. Dessa forma, a filha dela, Ana Clara, de sete anos, podia aproveitar para correr para o mar com uma boia de abelha em segurança na praia da Enseada.
– É a primeira vez que passamos o Carnaval aqui, normalmente alugamos uma casa em outros fins de semana do ano. Então aproveitamos para assistir ao Carnaval e para ficar bastante na praia – contou ela.
Continua depois da publicidade
O único ponto negativo, para Eliane, é outra “tradição” dos feriados em São Francisco: o desafio do acesso até a cidade pela BR-280. Ela atravessou os 194 quilômetros entre Itaiópolis e as praias em uma viagem que começou às 15 horas de sexta-feira e só terminou às 22 horas.
– O normal seria levar no máximo três horas. Por isso, vamos embora hoje à noite, para não pegar muito trânsito – avaliou.
Programações não param nesta segunda-feira (4)
Nesta segunda-feira (4), às 18 horas, quando o público pôde aproveitar mais uma vez o trio elétrico na Prainha. Às 21 horas, ocorre o encontro de blocos em meio aos casarios do Centro Histórico e, ao mesmo tempo, a Vila da Glória vai ser embalada pela agitação do trio elétrico. Às 22 horas, a diversão fica por conta da Caravana Botequim do Samba na Enseada.
Temperatura continua alta nesta terça-feira (5)
A previsão para o último dia de Carnaval é novamente de sol e temperaturas de mais de 30ºC. Há chances de chuva de verão entre a tarde e a noite, mas é possível que ela seja mal distribuída e atinja apenas algumas regiões com trovoadas.
Continua depois da publicidade
Nesta terça-feira (5), ainda haverá programação do Carnaval 2019 Sou + São Chico. Ela deve começar às 21 horas, com o desfile do Bloco da Vagabunda e o trio elétrico no Centro Histórico. Na Enseada, às 22 horas, há programação com músicas carnavalescas, axé, pagode, sertanejo, por e rock.
Segundo a Polícia Militar Rodoviária, houve grande fluxo de movimento na noite de domingo. Nesta terça, a estimativa é de trânsito intenso apenas à noite, mas sem formação de filas.