Os turistas argentinos voltaram em peso a Santa Catarina neste verão. Segundo dados da Polícia Federal, 15.818 turistas já entraram no Estado neste ano pela fronteira de Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste com a Argentina. Restaurantes e hotéis incentivam a vinda dos hermanos, que representam grande porcentagem da clientela durante a temporada.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp 

No ano passado, a entrada de argentinos em Santa Catarina despencou por conta da Covid-19, e também pela situação econômica desfavorável na Argentina. Com a melhora no cenário da pandemia, o setor de turismo catarinense abriu as portas para os hermanos novamente, mas a crise na economia do país vizinho ainda desestimula a vinda dos hermanos. 

Nesta segunda-feira (31) um peso está valendo R$0,05, o que torna o Brasil um país caro para os argentinos. Isso significa, que um cafézinho de R$ 5 aqui, custa 100 pesos para os hermanos. 

Pensando nisso, o hotel Costa Norte, em Ponta das Canas, no Norte de Florianópolis, usa condições especiais para atrair os hóspedes. 

Continua depois da publicidade

— Agora com a política econômica da Argentina um pouco mais restritiva, a gente também está flexibilizando um pouco o pagamento para eles. Normalmente a gente pede um percentual pré-reserva, mas estamos escalonando esse percentual. Eles fazem pagamentos mensais. Como fazem com antecedência, dá tempo de ir pagando em cotas, como eles chamam, e isso tem ajudado bastante eles a virem — relata o gerente de hotel, Douglas Schutz.  

Conforme o gerente, em janeiro de 2020, quase 40% da ocupação do hotel era de argentinos. No mesmo mês do ano passado, não alcançou 5%. Neste ano, houve uma recuperação e já atingiu 20%. A expectativa é de que em fevereiro, o fluxo aumente bastante no hotel, chegando a 57%. 

> Calor volta a predominar em Santa Catarina nesta semana

Controle sanitário 

De acordo com o delegado Jean Helfenstein, da Polícia Federal de Dionísio Cerqueira, os estrangeiros só podem entrar em Santa Catarina mediante apresentação da carteira de vacinação, com as duas doses do imunizante contra Covid-19.   

Dados da Reuters mostram que atualmente a Argentina registra, em média, 103.316 novas infecções de Covid-19 por dia. No total, o país já registrou 8.041.520 casos da doença e 119.703 mortes desde o início da pandemia.

Continua depois da publicidade

Leia também

Quanto custa alugar um apartamento de luxo em Balneário Camboriú no verão

Seca deixa alimentos mais caros em Santa Catarina; veja quais

Empresa de SC tem lista pronta de demissões para afastados por Covid